Lar Esportes Ação da PF contra Bolsonaro e Malafaia foca em ruído político
Esportes

Ação da PF contra Bolsonaro e Malafaia foca em ruído político



O relatório final da Polícia Federal que resultou, na quarta-feira (20), em um pedido de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de novas medidas judiciais contra o pastor Silas Malafaia não traz provas consistentes ou materialidade de crimes, segundo avaliação de especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo. Eles apontam para uma possível tentativa das autoridades de expor publicamente um ruído político revelado por trocas de mensagens privadas entre os investigados.

O atual indiciamento é a conclusão de uma investigação sobre a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. Ele e Jair Bolsonaro estão sendo apontados como autores de crimes de coação no curso do processo do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura um suposto golpe de Estado, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A investigação da Polícia Federal tenta afirmar que Eduardo influenciou a decisão do presidente americano Donald Trump de aplicar sanções contra o Brasil, como taxar em 50% as exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos, aplicar a Lei Magnitsky Global contra o ministro Alexandre de Moraes e cancelar vistos de outros membros do Judiciário. Também tenta culpar Jair Bolsonaro por influência nesse processo e por financiar a estada do filho em território americano.

Mas não são apresentadas no relatório provas concretas dessas acusações, segundo analistas. Elas são baseadas em sua maioria em trechos de conversas interceptados em um telefone celular apreendido com o ex-presidente. Apresentam uma interpretação de fatos mais similar a um relatório de inteligência do que a uma investigação policial que precisa fundamentar um processo jurídico.

Segundo o procurador-jurídico da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) Márcio Berti explica que os indícios de inteligência funcionam como pontos de partida que ajudam a direcionar o trabalho da polícia, mas não bastam para condenar alguém.

Veja os principais pontos levantados pela polícia:

Não há provas de que Eduardo exerceu influência sobre Trump

O pilar da acusação contra Eduardo Bolsonaro é sua suposta articulação nos Estados Unidos para a imposição de sanções ao Brasil. O relatório aponta que ele buscou ativamente essa pressão com base em mensagens que mandou para interlocutores. Mas não há nenhuma prova concreta de ele tenha tido contato com Trump ou que tenha influenciado suas decisões.

“Com base estritamente no conteúdo do relatório da Polícia Federal, não foi possível confirmar que Eduardo Bolsonaro exerceu qualquer influência direta sobre Donald Trump”, afirma o doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e comentarista político Luiz Augusto Módolo. Segundo ele, o documento, na verdade, sugere uma dinâmica diferente: a de que Eduardo Bolsonaro e seus aliados buscavam ativamente a influência e a atenção de Trump, e se posicionavam como interlocutores privilegiados, mas não prova que eles de fato comandaram ou influenciaram as decisões do presidente americano. “Não há prova alguma sobre a relação direta e enfática de Eduardo com a Casa Branca”.

O documento se baseia, por exemplo, em um alinhamento temporal, argumentando que as sanções ao Brasil ocorreram dias depois de um dos anúncios de Eduardo de que elas ocorreriam. O relatório não leva em conta a possibilidade de coincidência ou que Eduardo tenha sido avisado de uma decisão de Washington ocorrida à sua revelia.

Além de não haver provas concretas da interferência direta de Eduardo na Casa Branca, a defesa de Eduardo deve argumentar que a atividade, conhecida como lobby, é uma prática política comum nos Estados Unidos em muitas democracias. Juridicamente, será preciso provar que a ameaça de tarifas comerciais se equipara à “grave ameaça” pessoal e direta exigida pelo Código Penal, um ponto que promete intenso debate técnico.

Não há provas de que dinheiro enviado por Bolsonaro seria usado para promover ações ilegais

Outra linha de argumentação do relatório da Polícia Federal se baseia na identificação de transferências financeiras feitas por Bolsonaro a Eduardo desde o início do ano, quando o deputado se mudou para os Estados Unidos. Foram identificados seis repasses totalizando R$ 111 mil e depois uma transferência maior de R$ 2 milhões.

As transferências são apontadas no relatório da Polícia Federal como forma de financiamento de “atividades ilícitas” de Eduardo nos EUA. No entanto, o relatório não apresenta um elo direto entre esse dinheiro e ações que seriam ilegais de Eduardo fora do país ações de coação contra autoridades, inserindo a operação em um padrão de movimentações financeiras fracionadas e saques suspeitos.

“O próprio Jair Bolsonaro já havia dito [antes da imposição de medidas cautelares] se tratar de uma doação de pai para filho para custear despesas no exterior, uma transação familiar sem conexão comprovada com os crimes imputados”, segue Módolo.

“No entanto, a acusação se apoia em evidências circunstanciais e carece de provas materiais que confirmem o uso dos valores para fins ilegais. O documento não apresenta extratos, mensagens, testemunhos ou qualquer elemento que estabeleça um nexo causal entre o repasse e a prática de crimes”, alerta o criminalista Márcio Nunes.

Segundo os analistas, embora o relatório fundamente como “forte suspeita”, não comprova de forma definitiva que os recursos foram usados para financiar ações ilegais — lacuna que ainda precisaria ser preenchida em eventual processo judicial.

Não há fatos recentes que apontem risco de fuga de Bolsonaro

Outro ponto de fragilidade no relatório da PF contra Bolsonaro, apontado por especialistas, se refere à imposição de medidas cautelares e a própria prisão domiciliar sob o argumento de risco de fuga. No relatório da PF consta apenas o que seria uma minuta de um pedido de asilo político ao presidente da Argentina Javier Milei. Ela teria sido escrita há um ano e meio, em fevereiro de 2024, e não há nenhum outro fato mais recente indicando que o ex-presidente deixaria o Brasil. Na época, os Estados Unidos ainda estavam sob o governo do Joe Biden e sequer se falava em articulações e sanções dos Estados Unidos ao Brasil.

Para a PF, os pontos-chave que indicariam o risco de fuga de Bolsonaro estariam baseados na criação do documento em “momento estratégico” e que o arquivo havia sido salvo no celular do ex-presidente no dia 10 de fevereiro do ano passado, dois dias após a deflagração da Operação Tempus Veritatis, realizada em 8 de fevereiro de 2024, quando Bolsonaro foi um dos alvos e teve seu passaporte apreendido.

Para decretar medidas cautelares agora e até a prisão domiciliar o ministro Alexandre de Moraes justificou risco de fuga. “O que vemos é um documento de um ano e meio atrás que jamais se concretizou. Não existe crime por intenção”, destaca Módolo.

O criminalista Matheus Herren Falivene alerta para outro ponto. Apesar do tempo em que o documento foi escrito, o fato até poderia ser interpretado como uma tentativa de fuga, mas ele alerta que Bolsonaro teria direito de pedir o asilo político. “O outro país pode aceitar ou não, essa é a grande questão desse caso”.

A própria Constituição Federal prevê que um dos princípios das relações internacionais é a concessão de asilo político. Luiz Augusto Módolo alerta, no entanto, que se a suposta articulação para asilo era de 2024, quando sequer havia denúncia no atual inquérito contra Bolsonaro.

A descoberta de uma minuta de suposto pedido de asilo político no celular de Bolsonaro é, para analistas, um dos pontos mais dramáticos do relatório. A PF a trata como prova de um plano de fuga. Contudo, pode se tratar de um “ato preparatório”, e, portanto, não punível. No direito brasileiro, a mera cogitação ou preparação de um ato, sem que sua execução seja iniciada, não costuma ser crime.

Como o asilo nunca foi solicitado o documento pode ser enquadrado como um estudo de cenário, juridicamente irrelevante e que sequer justificaria medidas cautelares agora, um ano e meio após o esboço do documento ser escrito, sem a real comprovação de tentativa de fuga neste momento.

Provas cruciais não puderam ser acessadas pelos policiais

A PF admite em diversos trechos do relatório que provas cruciais, como áudios e vídeos trocados entre os investigados, não puderam ser recuperadas. O indiciamento, em vários momentos, se baseia em mensagens de texto que fazem referência a esses conteúdos perdidos.

Analistas enxergam essas afirmações como uma fragilidade evidente. Sem o conteúdo completo, a interpretação da PF sobre o que foi dito ou mostrado pode ser classificada como especulação. “No direito, a ausência da prova material dificulta a comprovação do fato, e a defesa certamente invocará o princípio de que a dúvida favorece o réu”, descreve Márcio Nunes.

Logo no início do documento, a PF reconhece que o banco de dados do WhatsApp não armazena arquivos multimídia, apenas metadados, o que explica a ausência de diversos conteúdos. Entre os exemplos, destacam-se áudios enviados por Jair Bolsonaro em conversas estratégicas, como durante discussões sobre o futuro político de Eduardo e possíveis articulações eleitorais. Em outro momento, vídeos e imagens enviados por Eduardo Bolsonaro também não foram acessados, o que dificulta entender o contexto de diálogos sobre possíveis pressões nos EUA e possíveis manobras políticas.

A PF chegou a recorrer a publicações no Facebook para tentar suprir a falta de alguns arquivos, mas não há garantia de que o material compartilhado nas redes seja o mesmo enviado nas conversas privadas.

“Além disso, áudios perdidos em momentos de tensão familiar e em trocas sobre decisões do STF prejudicam a compreensão da postura de Jair Bolsonaro diante de informações sensíveis. Com essas falhas, o relatório reconhece que parte da narrativa depende de interpretações baseadas em conversas incompletas”, afirma Márcio Nunes.

Divulgação de conversas tem componente político para influenciar julgamento de suposto golpe

Segundo analistas, o objetivo do relatório seria tentar “queimar” Bolsonaro às vésperas do julgamento do suposto golpe de Estado, além de minar seu campo político à direita com a divulgação midiática de mensagens colhidas pela PF.

O constitucionalista André Marsiglia avaliou que a estratégia da operação teve um claro componente político e midiático. “O único ato efetivamente irregular foi cometido pelas próprias autoridades, ao expor áudios, mensagens e vídeos dos investigados. O objetivo parece ter sido gerar ruído (…) Os áudios se tornaram o assunto central, não os indiciamentos. Isso revela que o indiciamento foi um pretexto para divulgar o material e provocar divisões, numa aposta de efeito político calculado”, avaliou.

“A conduta de todos se resume ao uso da palavra. Denunciar abusos contra direitos humanos ou contra a liberdade de expressão não constitui crime; ao contrário, é um direito. No caso de parlamentares [o deputado federal Eduardo Bolsonaro], inclusive, trata-se de um dever funcional, previsto no artigo 49, inciso XI, da Constituição Federal”, afirmou Marsiglia.

Sobre Silas Malafaia, Marsiglia destaca que as mensagens atribuídas a ele se referem apenas à divulgação de vídeos, conduta que “não pode ser considerada criminosa”. Para o jurista, a apreensão do passaporte do pastor é uma medida desproporcional, que viola não apenas a liberdade de expressão, mas também a liberdade religiosa.

“Um pastor com atuação internacional depende da livre circulação para exercer seu ofício. Impedir isso sem base jurídica sólida é uma afronta a direitos constitucionais”, ressaltou.

Marsiglia também criticou a apreensão dos celulares de Malafaia, classificando a medida como mais um caso de fishing expedition (pesca predatória), ou seja, busca indiscriminada de provas para justificar um inquérito “que, juridicamente, não possui sustentação mínima”.

Para o doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e comentarista político Luiz Augusto Módolo, a divulgação das mensagens de Jair Bolsonaro, Eduardo e Silas Malafaia pelo ministro Alexandre de Moraes, a menos de duas semanas do julgamento do suposto golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou destaque também pelo tempo estratégico.

O especialista alerta que diálogos identificados pela PF, que envolvem aliados próximos e o filho Eduardo Bolsonaro, querem chamar mais uma vez atenção para supostas manobras do ex-presidente para, na alegação da PF, evitar punição.

As provas — áudios, transcrições e vídeos — foram extraídas de celulares apreendidos em julho e agosto e estavam com a Polícia Federal há semanas. Para analistas, ao torná-las públicas agora, Moraes quer indicar que as evidências contra Bolsonaro são robustas e irrefutáveis e prepara a opinião pública para o julgamento marcado para iniciar em 2 de setembro, deixando claro que o réu é o ex-presidente e que o ministro é uma vítima por ser alvo de sanções nos EUA com uma suposta influência de Eduardo Bolsonaro.

O ruído político e as brigas de família

O relatório dedica um espaço considerável a diálogos que expõem as tensões internas do grupo, especialmente a disputa entre Eduardo e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pela sucessão de Bolsonaro e uma briga familiar após uma entrevista do ex-presidente.

Especialistas alertam que esses trechos focam mais no ruído político do que na materialidade dos crimes e essas passagens indicariam que não havia uma “unidade de desígnios”, como alega a PF, mas sim um grupo com divergências e conflitos internos. “A troca de ofensas entre pai e filho, por exemplo, não constitui crime de coação contra o Judiciário. É algo natural no cenário familiar”, alerta Módolo.

Os indícios de inteligência e poucas provas formais

Para especialistas, é possível identificar em diversos pontos alegações consideradas frágeis, sensíveis ou passíveis de ampla contestação. “A estratégia das defesas provavelmente se concentrará em desqualificar a interpretação dos fatos. Foi mais holofote, indícios de inteligência do que provas formais. A conexão entre os atos e os crimes imputados, e a própria validade de certas provas parecem especulação”, alerta o criminalista Márcio Nunes.

O procurador-jurídico da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) Márcio Berti explica que em investigações criminais, há uma diferença essencial entre indícios de inteligência e provas formais que sustentam um inquérito policial e, posteriormente, um processo judicial.

Os indícios de inteligência são informações preliminares levantadas por órgãos como a própria Polícia Federal, e outros órgãos de investigação e controle. Eles servem para apontar pistas, levantar suspeitas e orientar a linha de investigação, mas não têm valor probatório. Geralmente, são produzidos a partir de relatórios sigilosos, cruzamentos de dados, monitoramentos e análises estratégicas.

Por outro lado, as provas do inquérito policial são elementos concretos e legalmente obtidos que podem comprovar fatos e embasar uma eventual denúncia. Elas incluem documentos, laudos periciais, imagens, apreensões, interceptações autorizadas pela Justiça e depoimentos colhidos formalmente. “Enquanto os indícios apenas indicam a necessidade de investigar, as provas são fundamentais para sustentar um processo e podem ser usadas tanto pela acusação quanto pela defesa”, descreve.

O especialista explica que os indícios de inteligência funcionam como pontos de partida que ajudam a direcionar o trabalho da polícia, mas não bastam para condenar alguém. Já as provas obtidas dentro dos parâmetros legais, são as únicas com força jurídica para fundamentar uma denúncia e influenciar o julgamento.

“Prova é aquilo que se produz no processo, mediante contraditório e com reserva de jurisdição. O inquérito serve para angariar elementos de informação sobre autoria e materialidade do crime”. Berti explica que o Código de Processo Penal veda que o juiz condene alguém com base exclusivamente nos elementos do inquérito policial, sendo necessária prova produzida em juízo. “Uma exceção, são as perícias técnicas realizadas no inquérito que, via de regra, não são repetidas em juízo. Isso não significa que essa perícia, por si só, possa, lá no processo, embasar uma condenação”.

Relatório da PF preocupa analistas por ampliar interpretação da lei

O constitucionalista Alessandro Chiarottino avaliou que o relatório da Polícia Federal sobre Jair Bolsonaro mostra uma preocupante ampliação na interpretação da lei, principalmente em relação ao artigo 344 do Código Penal (que trata de ameaças ou pressões durante um processo) e ao artigo 359-L (que fala sobre tentativas de derrubar o Estado Democrático de Direito). Para o especialista, a investigação dá mais peso a intenções, falas e riscos futuros do que a provas concretas.

“O inquérito se aproxima de um modelo preventivo, que trata certas pessoas como inimigos do Estado, e isso coloca em risco garantias básicas, como o respeito à lei, a presunção de inocência e a necessidade de apresentar provas claras”, afirmou Chiarottino.

Segundo ele, o relatório parece ter uma motivação mais política e de segurança do que jurídica. Ao tentar punir narrativas e intenções, a investigação abre espaço para um “direito penal de emergência”, conceito criticado pelo jurista italiano Luigi Ferrajoli por representar uma ameaça ao Estado Democrático de Direito.



Postagem Original

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra como sair das dívidas e organizar suas finanças

Recomendações

Publicidade

Maquininha com crédito aprovado para investir no seu negócio
Compre sem sair de casa Magazine Luiza | Pra você é Magalu! Clique no Banner garanta já suas ofertas!
Apple iPhone 13 128GB Meia-noite Tela 6,1” 12MP

Categorias

Leia Também

Quais ações de elétricas podem ganhar com novas diretrizes para leilão de capacidade?

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia (MME) lançou uma consulta pública com as diretrizes iniciais para o próximo Leilão de...

Morre Boscardim Netto, um dos últimos remanescentes do Furacão

O tamanho do Athletico não deve ser medido pela majestosidade da Baixada e do CT do Caju, ou pela sua centenária história. A...

O tempo e as telas: a nova face da desigualdade infantil – OCP News

“♫ A gente vai contra a corrente/ Até não poder resistir/ Na volta do barco é que sente/ O quanto deixou de cumprir”...

Alemanha defende Israel; França condena ataque em Gaza

O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, saiu em defesa de Israel após o ataque ao hospital Nasser, em Khan Younis, no sul da...

relator apresenta plano de trabalho que prevê investigar governo Dilma

Na primeira reunião como relator da CPI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) apresentou um plano de trabalho que abrange investigar fraudes...

Alesc discute avanços e entraves no uso da cannabis medicinal em SC – OCP News

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve formar um grupo de trabalho para discutir os encaminhamentos apontados durante a audiência pública que tratou...

investidores repercutem demissão de diretora do Fed e prévia da inflação brasileira

Nesta terça-feira (26), o mercado deve repercutir a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook. Ontem, o presidente dos Estados Unidos,...

Israel diz que Lula é antissemita e aliado do Hamas: “Vergonha”

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, acusou nesta terça-feira (26) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ser “antissemita...

CPMI do INSS promete investigar quatro governos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do INSS iniciou seus trabalhos nesta terça-feira (26) com discussões entre governo...

Lula cita cassação de visto de Lewandowski para criticar governo Trump: ‘Vergonhoso’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na manhã desta terça-feira a suposta cassação do visto americano do ministro da Justiça, Ricardo...

Athletico derrapa, enquanto Coritiba e Operário disparam no returno

O returno da Série B do Campeonato Brasileiro começou com cenários opostos para os três representantes do Paraná. Enquanto Coritiba e Operário conseguiram...

Consulado em Lisboa alerta brasileiros sobre o risco de prisões

O Consulado brasileiro em Lisboa alertou nesta terça-feira (26), que, em razão do início das operações da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras...

na fila da entrevista ou passe livre? Confira as novas regras

As regras relacionadas à necessidade de entrevista presencial para a obtenção de vistos de não imigrante dos Estados Unidos vão mudar a partir...

CPMI do INSS inicia mirando “filiações” de aposentados em sindicatos e entidades – OCP News

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS deu início aos trabalhos na manhã desta terça-feira (26) mirando a engrenagem que uniu, de...

Governo manda ministros compararem entregas de Lula e Bolsonaro na reta final

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cobrou dos demais colegas da Esplanada que reforcem as entregas do governo na reta final deste...

Dívida externa bruta é estimada em US$ 362,147 bilhões em julho

O Banco Central (BC) estima que a dívida externa brasileira atingiu US$ 362,147 bilhões em julho, segundo os números do balanço de pagamentos...

IPCA-15 cai 0,14% em agosto e registra a primeira deflação em 2 anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é a prévia da inflação oficial do país, caiu 0,14% em agosto,...

Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera nesta terça-feira (26) a segunda reunião ministerial de 2025. Ao citar a atual política dos...

Senador diz que irmão de Lula será convocado pela CPMI do INSS

Em entrevista à Gazeta do Povo, o líder da Oposição no Congresso, senador Izalci Lucas (PL-DF), disse que o sindicalista José Ferreira da...

Raríssimo gato-do-mato melânico é resgatado em Jaraguá do Sul – OCP News

Nesta segunda-feira (26), um filhote de espécie rara de gato-do-mato-pequeno melânico foi resgatada no bairro Santa Luzia. Segundo a Fundação Jaraguaense de Meio...

uma operação ganha-ganha para as empresas?

A operadora de saúde Hapvida (HAPV3) assinou contrato vinculante para compra do Hospital de Oncologia do Méier, da Oncoclínicas (ONCO3), localizado na zona...

Lula chama Eduardo Bolsonaro de “traidor” e cobra Congresso para puni-lo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou os aliados do governo no Congresso que busquem uma punição ao deputado federal Eduardo...

CBF muda data do jogo de volta da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Athletico e Corinthians....

Quem é Lisa Cook, governadora do Fed que Trump quer demitir

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na segunda-feira (25) a demissão imediata de Lisa Cook, integrante do Conselho de Governadores do Federal...

entenda por que a moeda sobe e desce tanto

A cotação do dólar é um dos principais indicadores da economia mundial. Isso porque ele serve como referência para outras divisas, mesmo aquelas...

Presidente do Republicanos quer Tarcísio candidato à presidência – OCP News

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), afirmou nesta segunda-feira (25) que Tarcísio de Freitas pode disputar a Presidência em 2026. A fala...

CDBs pagam até 14,65% ao ano; vejam outras taxas nesta terça na XP

O mercado de emissão bancária, dentro da plataforma da XP, oferece nesta terça-feira (26), CDBs com taxas prefixadas de até 14,650% ao ano...

Quanto preciso investir por mês para ter R$ 100 mil em 1, 2 ou até 3 anos

Já imaginou o que faria com R$ 100 mil na sua conta? Seja para uma grande realização pessoal ou para a tranquilidade de uma reserva...

saiba quais são os alvos e o que será investigado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS deu início aos trabalhos na manhã desta terça-feira (26) mirando a engrenagem que uniu, de...

Morador solta bombinha contra vizinha com cachorro e caso vai à PM em Jaraguá do Sul – OCP News

Na noite de segunda-feira (25), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação e ameaça no bairro Vila Lenzi, em...

Jalles Machado vê pouco impacto do tarifaço sobre vendas de açúcar a curto prazo

Passados os primeiros dias após a implementação de tarifas conta o Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Jalles Machado (JALL3)...

Athletico busca mais a salvação moral do que técnica contra o Corinthians

Às vezes, sentir-se vítima de si próprio pode despertar virtudes escondidas. No futebol, a vergonha de passar sete jogos sem ganhar é um bom...

O que significa colocar relações em “nível diplomático inferior”

Na segunda-feira (25), o governo de Israel anunciou que as relações com o Brasil estão sendo conduzidas em “um nível diplomático inferior”, depois...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (26) a parcela de agosto do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...

Zema afirma que STF persegue políticos de direita

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta segunda-feira (25) que o Supremo Tribunal Federal (STF) persegue políticos de direita e...

Câmara de Vereadores de Joinville agenda debates sobre internacionalização do aeroporto e reforma tributária – OCP News

A Comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Joinville, presidida pela vereadora Vanessa Venzke Falk (Novo), definiu nesta segunda-feira (25) a realização...

Dólar hoje recua com dados de inflação e demissão no Fed em foco

O dólar à vista recuava ante o real nas primeiras negociações desta terça-feira, conforme os investidores avaliaram dados de inflação e a decisão...

Imagem dos EUA e Israel piora entre brasileiros; China e Argentina melhoram

A imagem que os brasileiros têm dos Estados Unidos e de Israel piorou neste ano de acordo com uma nova rodada da pesquisa...

Impossível se esconder – Luiz Carlos Prates

Existem molambos políticos tanto entre os eleitos quanto entre os eleitores. Gente que segue o rumo do que alguém diz, […] The post...

Athletico pode ter estreia de zagueiro Carlos Terán na Copa do Brasil

Anunciado pelo Athletico nesta segunda-feira (24) o zagueiro Carlos Terán se tornou o 11º estrangeiro do elenco principal. No entanto, o que chama a...

Trump pode demitir diretora do Fed? Entenda caso que deve virar batalha judicial

A tentativa do presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, integrante do conselho do Federal Reserve (Fed), deve se transformar em uma batalha...

Petro diz que cartel é invenção dos EUA para derrubar Maduro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou nesta segunda-feira (25) que o Cartel de los Soles é uma “invenção” da “extrema-direita” liderada pelos...

Secretaria de Habitação de Joinville atende mais de 400 famílias no Salão do Imóvel 2025 – OCP News

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Joinville participou do Salão do Imóvel 2025, que ocorreu de sexta-feira (22) a domingo (24),...

Tarcísio lidera pesquisa ao governo de São Paulo em 2026

Uma nova sondagem do instituto Paraná Pesquisas mostra que o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se mantém como o...

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça

Ibovespa hoje Trump declara guerra sem precedentes ao Fed, o banco central mais importante do mundo. Lula reúne ministros a um ano da...

DR com Demori: Edinho Silva fala sobre Trump, democracia e rumos do PT

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, é o convidado do próximo programa DR Com Demori. Na entrevista, o ex-prefeito de...

Republicanos sinaliza candidatura à Presidência em 2026

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), afirmou nesta quinta-feira (25) que Tarcísio de Freitas pode disputar a Presidência em 2026. A fala...

Austrália expulsa embaixador do Irã por ataques antissemitas

O governo da Austrália acusou nesta terça-feira (26) o regime islâmico do Irã de estar por trás de ataques antissemitas contra a comunidade...

Sem agrotóxico: Saiba o que encontrar nas feiras de orgânicos de São José – OCP News

Encontrar alimentos frescos, saborosos e livres de agrotóxicos ficou mais fácil em São José. Há mais de uma década, as feiras de orgânicos...

Vivo (VIVT3) ajusta valor de proventos em função da recompra de ações; confira

A Telefônica Brasil (VIVT3), controladora da Vivo, informou que, devido à recompra de ações próprias, o valor do Juros Sobre Capital Próprio (JCP)...

Quem é Lisa Cook, a diretora do Fed que Trump tenta demitir?

O presidente Donald Trump afirmou na noite de segunda-feira (25) que demitirá a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, sob alegação de fraude...

Sonho de Lula pode virar pesadelo – Claudio Prisco Paraíso – OCP News

  O sonho de consumo político-eleitoral de Lula da Silva, do PT, da esquerda e do próprio governo, é que a direita lance...

EUA enviam cruzador de mísseis e submarino nuclear para o Caribe

Os Estados Unidos enviaram navios adicionais para o sul do Caribe como parte do esforço do presidente Donald Trump para enfrentar as ameaças...

Procon alerta sobre golpe envolvendo o nome do Detran – OCP News

Uma moradora do bairro João Pessoa, em Jaraguá do Sul, relatou ter sido vítima de um golpe ao tentar pagar o documento do...

Minidólar (WDOU25) mantém viés de queda e mira mínima do ano

O dólar futuro caiu 0,35% nesta segunda-feira (25), aos 5.418,5 pontos, contrariando o avanço da moeda americana no exterior. O recuo foi sustentado...

Fortalecimento do apoio a mulheres vítimas de violência é tema de audiência pública em Jaraguá do Sul – OCP News

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realiza nesta terça-feira (26), às 19h, audiência pública para discutir a rede...

Mercado de imóveis comerciais continua acima da inflação em julho, aponta FipeZAP

Os preços de imóveis comerciais voltaram a avançar em julho, superando a inflação oficial do período. Segundo o Índice FipeZAP Comercial, salas e...

Dow Jones Futuro recua após Trump anunciar demissão da diretora do Fed, Lisa Cook

Os índices futuros de Nova York operam em queda nesta terça-feira (26), em meio à repercussão da mais recente tentativa do presidente dos...

Prefeitura de Joinville castra 197 animais em mutirão realizado na Vila Cubatão – OCP News

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realizou no final de semana (23 e 24/8) um mutirão de castração de...

Nvidia volta a ver barreiras na venda de chips para a China

Mais um capitulo da disputa global pelo mercado de semicondutores começou na última sexta-feira (22), quando as ações de desenvolvedoras de chips chinesas...

Senado deve votar nesta terça-feira limite de oito anos para inelegibilidade – entenda – OCP News

O Plenário pode votar na terça-feira (26) projeto de lei que unifica em oito anos o prazo de inelegibilidade para políticos impedidos de...

Autistas e PcDs podem ter direito a trabalho remoto – entenda – OCP News

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às pessoas com...

Fujama encontra indícios que podem indicar origem da mortandade de peixes em Jaraguá do Sul – OCP News

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) intensificou nesta segunda-feira (25) as fiscalizações na região dos bairros Rio Cerro e Rio da Luz,...

Sem Neymar, seleção brasileira é convocada para jogos das Eliminatórias – OCP News

Nesta segunda-feira (25), o técnico Carlo Ancelotti anunciou a convocação da seleção brasileira para os dois últimos jogos das Eliminatórias para Copa do...

Moda global: Garten recebe Cotton On, referência internacional em estilo acessível – OCP News

O Garten Shopping, principal destino de moda, gastronomia e experiências do norte de Santa Catarina, acaba de anunciar mais uma operação internacional no...

Prefeitura de Joinville deve usar carvão ativado para reduzir alteração de gosto da água – entenda – OCP News

A Prefeitura de Joinville abriu contratação emergencial para minimizar alterações no gosto e o cheiro da água que chega até as torneiras do...

Copa Dipil de Futsal Menor tem mais 28 times garantidos no mata-mata – OCP News

A 20ª Copa Dipil de Futsal Menor encerrou sua terceira semana de disputas e conheceu 28 novos classificados a fase eliminatória. Ao todo,...

Em reunião com governo do estado, Coamo anuncia o oitavo porto de Santa Catarina – OCP News

O governador Jorginho Mello recebeu nesta segunda-feira, 25, executivos da cooperativa Coamo, do Paraná, para uma reunião onde foi feito o anúncio de...

Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede Truth Social uma carta endereçada a Lisa Cook,...

Consulado publica recomendações para brasileiros não serem presos em Portugal

O Consulado do Brasil em Lisboa publicou diversas recomendações nesta segunda-feira (25) para brasileiros que são residentes em Portugal. Tais alertas ocorrem após...

Suspeito de tentativa de estupro se joga no mar para fugir em São Francisco do Sul – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

Crise da hospedagem pode comprometer legitimidade da COP30; “confiança negativa”

A crise da hospedagem para as delegações dos países participantes da COP30, sediada pelo Brasil em Belém, no Pará, em novembro, continua sendo...

O que se sabe sobre a denúncia envolvendo a irmã de Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei, está sendo pressionado desde a semana passada devido a uma denúncia envolvendo sua irmã e secretária-geral da...

Tombo da polenta, desfiles e música: confira a programação completa da VinVeneto 2025 – OCP News

A VinVeneto 2025 está prestes a transformar Joinville em um grande palco da cultura italiana. De 28 a 31 de agosto, o ExpoCentro...

governistas querem Bolsonaro e oposição, irmão do Lula

Deputados da base do governo foram chamado ao Palácio do Planalto para uma reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi...

PGR solicita reforço no monitoramento de Bolsonaro

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (25), o reforço no monitoramento do...

Fake news envolvendo o Banco do Brasil pode ser investigada pela PF – OCP News

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Polícia Federal (PF) pedido de abertura de investigação para apurar a divulgação do que a AGU...

Veja onde assistir e escalações da partida

Nesta segunda-feira (25), Flamengo e Vitória protagonizam o último confronto da 21ª rodada do Brasileirão. O jogo está previsto para começar às 21h...

André Mendonça é relator do inquérito sobre fraude no INSS

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta segunda-feira (25) para assumir a relatoria do inquérito que investiga fraudes...

Casal acusa assédio e agressões de organizada em bar do Couto Pereira

Um casal torcedor do Coritiba acusa ter sido vítima de assédio e violência por parte integrantes da torcida organizada, Império Alviverde, no Coxa...

Em audiência, CDH do Senado recebe a sugestão de um ‘Estatuto dos Cães e Gatos’ – OCP News

A realidade dos animais domésticos abandonados, sem vacinação e sem controle de procriação no Brasil foi o foco da audiência pública promovida pela...

Gilmar Mendes diverge e barra repasse de dados ao COAF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiu do colega Alexandre de Moraes ao decidir que o Ministério Público e autoridades...

Trump demite Lisa Cook, diretora do Fed; caso pode parar na Suprema Corte

NOVA YORK (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou nesta segunda-feira a medida sem precedentes de demitir Lisa Cook, a primeira...

Jaraguá Futsal goleia Concórdia e chega a sétima vitória no Catarinense – OCP News

Jaraguá Futsal no Campeonato Catarinense 2025 é sinônimo de vitória. Em seu retorno a competição após três meses, o Aurinegro manteve os 100%...

Fazenda afasta mais 6 fiscais sob suspeita de ligação com propinas

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) mandou afastar mais seis auditores fiscais da Secretaria da Fazenda sob suspeita de ligação...

AGU solicita investigação de notícias falsas contra Banco do Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) requisitou à Polícia Federal (PF), na tarde desta segunda-feira (25), a instauração de um inquérito para investigar a...

Como a CPMI do INSS pode influenciar nas eleições de 2026

A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS pode se transformar em um novo fantasma eleitoral para o presidente Luiz...

Athletico x Corinthians já teve goleada e Ronaldo decisivo; relembre duelos pela Copa do Brasil

Após se recuperar na Série B com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, o Athletico quer manter o embalo para...

Aposentado, Nelson Ziemann, morre aos 68 anos em Jaraguá do Sul – OCP News

Faleceu nesta segunda-feira (25) no Hospital São José, em Joinville, Nelson Ziemann, aos 68 anos. Morador de Jaraguá do Sul, antes de se...

Confira o resultado da Quina do concurso 6809 desta segunda (25)

As dezenas do concurso número 6809 da Quina foram sorteadas na noite desta segunda (25), em São Paulo. Números sorteados da Quina Os números...

Chile e Arábia Saudita retiram restrição à carne de frango do Brasil – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

Alexandre de Moraes pede parecer sobre segurança de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que emita um parecer em até cinco...

confira as 15 dezenas sorteadas nesta segunda (25)

Foram sorteadas, na noite desta segunda (25), as 15 dezenas da Lotofácil válidas pelo concurso 3478. Números sorteados da Lotofácil Veja os números: 15 – 01 –...

próximo adversário na Série B demite técnico após sair do G4

O Novorizontino, próximo rival do Athletico na Série B, anunciou a demissão do técnico Umberto Louzer na noite desta segunda-feira (25). A demissão...

Bíblia intacta em residência incendiada intriga polícia e gera investigação em Corupá – OCP News

A Polícia Civil de Corupá, investiga um incêndio ocorrido no último dia 13 de agosto, em uma residência localizada na Tifa Palestina, bairro...

Governo convoca 501 médicos especialistas para atender em áreas vulneráveis

O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos especialistas para atender, a partir de setembro, em regiões vulneráveis do País. Para atuar nos municípios...

4º lote de restituição será pago com correção de 3,38%; veja como consultar

O 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será pago nesta sexta-feira, 29, na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. A...

Itamaraty solicita extradição de Eduardo Tagliaferro à Itália

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) formalizou, nesta segunda-feira (25), o pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro à Itália. Tagliaferro, ex-assessor do ministro...

Proximidade com agressores dificulta revelação de abusos contra crianças em Jaraguá do Sul – OCP News

A maioria dos casos de abuso sexual contra crianças ocorre dentro do ambiente familiar, segundo o delegado Augusto Melo Brandão, da Delegacia de...

Coritiba é o clube que mais faturou no Brasil por regra da Fifa; veja o ranking

O Coritiba é o clube brasileiro que mais arrecadou dinheiro com vendas das suas revelações nessa janela de transferências. A equipe do Alto...

Artigos relacionados

Morre Boscardim Netto, um dos últimos remanescentes do Furacão

O tamanho do Athletico não deve ser medido pela majestosidade da Baixada...

Israel diz que Lula é antissemita e aliado do Hamas: “Vergonha”

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, acusou nesta terça-feira (26)...

Athletico derrapa, enquanto Coritiba e Operário disparam no returno

O returno da Série B do Campeonato Brasileiro começou com cenários opostos...

Senador diz que irmão de Lula será convocado pela CPMI do INSS

Em entrevista à Gazeta do Povo, o líder da Oposição no Congresso,...

plugins premium WordPress