Lar Economia Agências reguladoras de Lula estão próximas do colapso
Economia

Agências reguladoras de Lula estão próximas do colapso


A situação das agências reguladoras federais administradas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser destaque na pauta do Congresso Nacional nas próximas semanas. As agências são pilares essenciais para a vida dos cidadãos brasileiros, mas alegam viver um cenário de sucateamento, escassez de profissionais, além de baixa ou quase nenhuma estrutura de apoio. Por outro lado, elas vêm sendo palco de escândalos de corrupção, falta de transparência e ineficiência. Segundo parlamentares, elas estariam próximas de um colapso.

As agências reguladoras tentam fazer com que serviços fundamentais, como energia elétrica, saúde, transporte, telecomunicações, saneamento e petróleo, funcionem de forma eficiente, segura e com qualidade. Analistas alertam que o bom ou mau funcionamento afeta a vida de todos os brasileiros. Quando funcionam mal, criam entraves burocráticos, fazem vistas grossas para irregularidades e geram corrupção.

“São essas instituições que definem regras para tarifas, fiscalizam contratos, impõem padrões de qualidade e protegem os direitos dos consumidores, impactando diretamente o valor da conta de luz, a qualidade da internet, o preço dos remédios e a segurança dos transportes”, alerta a professora e doutora em Direito Público Clarisse Andrade.

Outro ponto de vista é o de que as agências reguladoras são um problema e não uma solução, pois a colocação de mais dinheiro e funcionários públicos nesses órgãos significa retirar recursos do setor produtivo, segundo o deputado Gilson Marques (Novo-SC).

“Qual é o projeto, atitude que qualquer agência reguladora fez que você teve orgulho de pagar imposto para ela? Pelo contrário, o que aparece nos jornais é corrupção, é regulação, é dificuldade, é reserva de mercado. Qual é o incentivo de uma agência reguladora resolver o problema específico da sociedade? Se acaso resolver aquele problema, não precisa mais da agência. Esse que é o grande problema”, afirmou o parlamentar.

Recentemente representantes das agências participaram de um debate na Comissão de Infraestrutura do Senado e descreveram um cenário de colapso. Segundo eles, com a falta crônica de orçamento e a escassez de pessoal, as estruturas reguladoras passam por um cenário de sucateamento, o que compromete sua capacidade de atuação. Para parlamentares que participaram do debate, esse cenário, por si só, abre um espaço preocupante para corrupção e atos ilegais.

As agências são mantidas, em grande parte, por receitas próprias, geradas por taxas de fiscalização, multas aplicadas e fundos setoriais vinculados aos setores que regulam (como energia, saúde, telecomunicações entre outros). Embora sejam vinculadas ao governo federal, não dependem exclusivamente do Tesouro Nacional, mas precisam da liberação orçamentária aprovada pelo Executivo para utilizar esses recursos e, com frequência, têm sofrido cortes ou contingenciamentos.

VEJA TAMBÉM:

Congresso vai debater o futuro das agências reguladoras

A situação das agências reguladoras promete ser um dos destaques do Congresso Nacional neste semestre. Parte do alegado caos foi exposta a congressistas durante uma reunião da Comissão de Infraestrutura no Senado ainda em julho.

A Gazeta do Povo procurou o governo federal para questionar sobre os problemas envolvendo essas estruturas, a liberação de recursos e o risco de colapsarem, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Para o senador Marcos Rogério (PL-RO), presidente da Comissão de Infraestrutura, é essencial tratar do assunto, dos reflexos sobre a capacidade regulatória do Estado e da prestação de serviços públicos essenciais.

Segundo ele, os grandes investimentos de infraestrutura dependem delas. “Sem o papel das agências, o desafio de construir uma infraestrutura adequada para o Brasil fica comprometido”, disse.

O senador considerou que a máxima da independência e autonomia das agências é “escancaradamente desmentida” quando o orçamento está atrelado a outro poder e mencionou que as agências arrecadam muitos recursos, cerca de R$ 200 bilhões por ano, mas não dispõem de um orçamento desvinculado. Sendo assim, elas ficam sujeitas a contingenciamentos do governo que comprometem cerca de um terço de seus recursos discricionários.

VEJA TAMBÉM:

Agências reguladoras se queixam de falta de pessoal; algumas são investigadas por corrupção

Representantes das agências reguladoras relataram em audiência no Senado que os números evidenciam uma escassez de servidores se comparada às necessidades estabelecidas por lei, à crescente demanda de trabalho e à falta de recursos.

A Agência Nacional de Mineração (ANM), por exemplo, opera atualmente com apenas 30% do quadro previsto legalmente.

Conforme relatado pelo diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Souza, aos senadores, mesmo com 220 vagas aprovadas em concurso, a agência enfrenta um cenário preocupante: cerca de 200 servidores estão em abono de permanência – quando já completaram todos os requisitos para se aposentar, mas optaram por continuar trabalhando – e próximos da aposentadoria, enquanto apenas quatro pessoas são responsáveis por toda a arrecadação e distribuição de royalties de mineração no país — tarefa monumental diante de cerca de 40 mil frentes de lavra em operação.

A agência foi alvo de investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) por indícios de corrupção na fiscalização de uma mineradora em Minas Gerais neste ano.

Na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a conselheira substituta Cristiana Camarate informou que o quadro ativo conta com 570 especialistas, dos quais 76 (13%) estão também em abono de permanência. Há 508 vagas em aberto, e, embora um concurso recente tenha aprovado 49 servidores, a agência pretende convocar todo o cadastro de reserva, com 170 aprovados, além de planejar um novo certame para 50 técnicos de nível médio.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também disse enfrentar um quadro funcional comprometido. Segundo a diretora substituta Agnes Maria de Aragão da Costa, a força de trabalho da Aneel está cerca de 28% abaixo do autorizado em sua lei de criação. Os cortes orçamentários teriam agravado a situação, resultando na demissão de 145 colaboradores terceirizados – muitos deles da área de tecnologia da informação – e na redução da capacidade de treinamento dos servidores restantes.

A Aneel chegou a ser classificada neste ano como um dos dez órgãos governamentais menos transparentes do Brasil em um ranking elaborado pela CGU. Mas, depois disso, afirmou ter feito correções na divulgação de dados que a tiraram dessa colocação.

Na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac), a diretora substituta Flávia Tacafas destacou que o número de vagas não preenchidas tem impacto direto sobre as atividades-fim da agência. Apesar de um concurso público em andamento, ela alertou que faltam recursos até mesmo para aquisição de computadores para os novos servidores. A posse coletiva, por sua vez, está condicionada à disponibilidade orçamentária, não prevista no momento.

A situação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seria similar. De acordo com o diretor substituto Felipe Fernandes Queiroz, das 1.705 vagas previstas por lei, apenas 918 estão ocupadas — ou seja, 46% do quadro está vago. Como reflexo direto da limitação orçamentária, metade da força de trabalho terceirizada foi colocada em aviso prévio, redução que só não foi total por conta de uma recomposição parcial do Ministério dos Transportes, que manteve 40% da equipe contratada.

Servidores da agência também já foram investigados em diversas ocasiões por suspeita de corrupção. A mais recente culminou com a prisão de um suspeito e o cumprimento de mandados de busca, em 2024, no Rio de Janeiro. O escândalo envolveu a cobrança de propina de empresas de transporte que deveriam ser fiscalizadas pela ANTT.

ANP diz viver cenário mais crítico em termos orçamentários

Na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o cenário foi descrito pelo diretor substituto Bruno Conde Caselli como o mais crítico já vivenciado em termos orçamentários. A ANP teve que dispensar parte de sua equipe de tecnologia da informação e enfrenta limitações em suas ações de capacitação e treinamento.

Só no atual governo Lula, a ANP foi alvo de ao menos duas operações da Polícia Federal. O envolvimento de servidores do órgão com ao menos três quadrilhas que atuavam no ramo de adulteração de combustíveis foi alvo de investigação.

O Ministério do Planejamento foi procurado pela reportagem, mas também não respondeu aos questionamentos relacionados aos entraves e engessamento das agências.

Assim, além dos problemas estratégicos e estruturais, o risco de corrupção nas agências reguladoras brasileiras continua sendo uma ameaça significativa ao interesse público. Segundo Clarisse Andrade, um dos mecanismos mais comuns é a chamada teoria da captura, quando setores regulados passam a influenciar ou dominar as decisões das próprias agências, beneficiando grupos privados em detrimento da sociedade.

“Quando a lógica de funcionamento de uma agência deixa de priorizar o interesse coletivo e passa a atender a interesses econômicos específicos, abre-se espaço para suborno, influência política indevida e decisões que podem comprometer a segurança, a qualidade e o custo dos serviços oferecidos à população”, afirma a especialista.

Entre as medidas para conter o problema, Clarisse destaca a necessidade de ampliar a transparência – com a divulgação integral de decisões, contratos e relatórios de fiscalização -, fortalecer os mecanismos de controle e criar instâncias independentes para investigar e punir atos ilícitos. Capacitar servidores e estimular a participação da sociedade civil na fiscalização também são estratégias consideradas essenciais.

VEJA TAMBÉM:

Agências reguladoras arrecadam bilhões, mas veem recursos desviados para outros fins

Além do Senado, uma reunião conjunta de comissões na Câmara dos Deputados no início de agosto envolveu parlamentares e dirigentes das principais agências reguladoras. Eles também trataram de medidas para o fortalecimento dessas instituições. O encontro, mediado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), abriu espaço para relatos sobre cortes orçamentários, falta de pessoal e realocação de recursos arrecadados para o Tesouro Nacional.

Representante das agências alertaram que todas as 11 são superavitárias, mas sofrem contingenciamentos e redesignação de recursos para outros fins.

Parlamentares como Danilo Forte (União-CE), Keniston Braga (MDB-PA) e Júlio Lopes (PP-RJ) defenderam a reestruturação do sistema regulatório e a criação de um fundo de investimento específico para as agências.

Segundo representantes da Anatel, apenas 5% da arrecadação foi usada pela própria agência nos últimos cinco anos; a Anac teve queda real de 66% no orçamento; a Anvisa teve bloqueio de R$ 59 milhões somente em 2025; a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disse repassar R$ 1 bilhão ao SUS sem reter nada.

Parlamentares denunciaram que, apesar de arrecadarem muito mais do que precisam para operar, as agências reguladoras brasileiras destinam grande parte de seus recursos ao Tesouro Nacional e para o superávit primário, mas ficam sem recursos para manutenção e cumprimento de suas funções.

Somente a ANP arrecadou cerca de R$ 300 bilhões em royalties e participação especial nos últimos três anos, mas não viu os valores refletidos em seu orçamento. A Anac gerou R$ 3,71 bilhões em taxas e multas, além de R$ 10 bilhões em outorgas para a União no mesmo período, enquanto a Aneel também é superavitária, mas sofre cortes que afetam a regulação do setor.

A ANTT arrecadou R$ 356 milhões em taxas de fiscalização em 2024, mas não recebe integralmente esses recursos e na Anatel apenas 5% da arrecadação é utilizada no próprio orçamento — e empresas já venceram ações na Justiça alegando que não há motivo para pagar taxas que não cumprem sua finalidade.

Segundo parlamentares que participaram da reunião na Câmara, a Agência Nacional de Mineração tem previsto em lei um repasse de 7% da Compensação pela Exploração Mineral, mas o índice real nunca passou de 1,5%.

Para parlamentares e diretores, essa retirada de recursos para destinação a outros setores enfraquece o papel das agências, reduz sua autonomia e cria obstáculos para que cumpram suas missões legais, prejudicando diretamente a sociedade e a economia.

Na reunião no Senado, em julho, o senador Marcos Rogério disse estar preocupado com a falta de fiscalização eficiente diante de cortes constantes e sugeriu à comissão buscar uma solução rápida para a recomposição orçamentária das agências neste segundo semestre.

VEJA TAMBÉM:

Agências não podem virar cabides de emprego

Analistas também alertam que as agências não devem se tornar “ilhas orçamentárias” protegidas, alheias à contenção fiscal exigida do restante da máquina pública ou abarrotadas de profissionais que não sejam efetivamente operantes.

“Se é preciso de gente, precisam ser profissionais altamente qualificados e adequados às funções, não se pode usar isso como uma desculpa ou uma artimanha para virar mais um enorme cabide de empregos dentro da estrutura federal como se vê em diversos setores”, alerta a professora Clarisse Andrade.

Diante desse cenário, a solução não passaria apenas pela contratação de mais pessoal, mas por uma reestruturação profunda, que envolva investimento em tecnologia e gestão eficiente, segundo alertam especialistas.

O professor Guilherme Neves destaca a importância do investimento em integração de dados, conformidade com normas de segurança cibernéticas e alinhamento às recomendações governamentais, além do treinamento e conscientização dos servidores públicos. “A modernização e a digitalização de processos são cruciais para que as agências possam fazer mais com menos, eliminando funções obsoletas e substituindo tarefas repetitivas por soluções tecnológicas”, afirma.

O debate no Congresso Nacional será fundamental para definir o futuro das agências reguladoras, avalia a economista, especialista em gestão pública e consultora independente Regina Martins. “É um momento crucial para o país decidir se continuará com um modelo que faz menos com mais dinheiro e mais gente, ou se buscará uma reestruturação que garanta a eficiência, a autonomia e a capacidade de atuação dessas instituições vitais para a proteção e o bem-estar da população brasileira”.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) acredita que o debate sobre o orçamento das agências foi o “mais importante do primeiro semestre no Legislativo”, na Comissão de Infraestrutura do Senado, e sugeriu que os representantes das agências apresentassem quanto falta financeiramente e quais objetivos específicos seriam alcançados com esses recursos, focando na entrega do serviço de fiscalização e aprimoramento. Ou seja, com o objetivo não de “gastar mais”, mas de estruturar de forma efetiva os serviços.

Crescimento das agências de regulação torna o Estado mais pesado, diz deputado

Já o deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) criticou as propostas discutidas no Congresso para ampliar o quadro de servidores e os recursos das agências reguladoras. Para ele, a lógica de que mais dinheiro e mais funcionários resolveriam os problemas é um “círculo vicioso”, que penaliza o setor produtivo e não garante resultados à sociedade.

“Sempre que se fala em resolver problemas, a resposta é a mesma: mais dinheiro e mais gente. E quando isso não resolve — como não resolve —, pedem mais dinheiro de novo, o que significa mais impostos. O setor público não gera recursos, só retira do setor produtivo. Mais estrutura estatal significa menos pessoas e menos dinheiro na economia real”, afirmou.

Projeto de lei quer mais autonomia às agências

O Projeto de Lei Complementar 73 quer alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal para garantir maior autonomia financeira às agências reguladoras federais. A proposição estabelece que as despesas relacionadas às atividades-fim dessas agências, quando custeadas por receitas próprias (como taxas e fundos regulatórios), fiquem excluídas das limitações de empenho e movimentação financeira impostas em períodos de contingenciamento.

O objetivo é assegurar que essas instituições não tenham seu funcionamento comprometido por bloqueios orçamentários por determinação do governo, o que fortaleceria a regulação de serviços essenciais, como saúde, energia, transportes e telecomunicações. Atualmente, o projeto aguarda a designação de relator na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, o que pode ocorrer nas próximas semanas.

O deputado Gilson Marques também se posicionou contra a ideia de conceder maior autonomia financeira às agências, que hoje arrecadam recursos por meio de multas, mas dependem do orçamento da União para executá-los.

“Dizem que têm recursos próprios, mas esses recursos vêm de multas — ou seja, do bolso do cidadão, muitas vezes aplicadas de forma injusta e desproporcional. Se derem mais autonomia, será um incentivo para aumentarem ainda mais o volume de multas, quebrando empresas e prejudicando a sociedade. Precisamos de menos poder, menos atribuição e menos dinheiro para as agências, não o contrário”, argumentou.

Uma coalizão formada por 16 frentes parlamentares do Congresso Nacional, ligadas ao setor produtivo, promete lançar nesta semana um manifesto em apoio à aprovação da PEC das agências reguladoras. O texto, em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, propõe ampliar o controle do Legislativo sobre esses órgãos. No manifesto, os parlamentares destacam a importância histórica das agências para a estabilidade econômica, mas criticam o que chamam de interferências políticas e decisões desalinhadas com o interesse público. O documento é assinado também pelo autor da proposta, deputado Danilo Forte (União-CE).



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra como sair das dívidas e organizar suas finanças

Recomendações

Publicidade

Maquininha com crédito aprovado para investir no seu negócio
Compre sem sair de casa Magazine Luiza | Pra você é Magalu! Clique no Banner garanta já suas ofertas!
Apple iPhone 13 128GB Meia-noite Tela 6,1” 12MP

Categorias

Leia Também

Câmara de Vereadores de Joinville agenda debates sobre internacionalização do aeroporto e reforma tributária – OCP News

A Comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Joinville, presidida pela vereadora Vanessa Venzke Falk (Novo), definiu nesta segunda-feira (25) a realização...

Dólar hoje recua com dados de inflação e demissão no Fed em foco

O dólar à vista recuava ante o real nas primeiras negociações desta terça-feira, conforme os investidores avaliaram dados de inflação e a decisão...

Imagem dos EUA e Israel piora entre brasileiros; China e Argentina melhoram

A imagem que os brasileiros têm dos Estados Unidos e de Israel piorou neste ano de acordo com uma nova rodada da pesquisa...

Impossível se esconder – Luiz Carlos Prates

Existem molambos políticos tanto entre os eleitos quanto entre os eleitores. Gente que segue o rumo do que alguém diz, […] The post...

Athletico pode ter estreia de zagueiro Carlos Terán na Copa do Brasil

Anunciado pelo Athletico nesta segunda-feira (24) o zagueiro Carlos Terán se tornou o 11º estrangeiro do elenco principal. No entanto, o que chama a...

Trump pode demitir diretora do Fed? Entenda caso que deve virar batalha judicial

A tentativa do presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, integrante do conselho do Federal Reserve (Fed), deve se transformar em uma batalha...

Petro diz que cartel é invenção dos EUA para derrubar Maduro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou nesta segunda-feira (25) que o Cartel de los Soles é uma “invenção” da “extrema-direita” liderada pelos...

Secretaria de Habitação de Joinville atende mais de 400 famílias no Salão do Imóvel 2025 – OCP News

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Joinville participou do Salão do Imóvel 2025, que ocorreu de sexta-feira (22) a domingo (24),...

Tarcísio lidera pesquisa ao governo de São Paulo em 2026

Uma nova sondagem do instituto Paraná Pesquisas mostra que o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se mantém como o...

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça

Ibovespa hoje Trump declara guerra sem precedentes ao Fed, o banco central mais importante do mundo. Lula reúne ministros a um ano da...

DR com Demori: Edinho Silva fala sobre Trump, democracia e rumos do PT

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, é o convidado do próximo programa DR Com Demori. Na entrevista, o ex-prefeito de...

Republicanos sinaliza candidatura à Presidência em 2026

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), afirmou nesta quinta-feira (25) que Tarcísio de Freitas pode disputar a Presidência em 2026. A fala...

Austrália expulsa embaixador do Irã por ataques antissemitas

O governo da Austrália acusou nesta terça-feira (26) o regime islâmico do Irã de estar por trás de ataques antissemitas contra a comunidade...

Sem agrotóxico: Saiba o que encontrar nas feiras de orgânicos de São José – OCP News

Encontrar alimentos frescos, saborosos e livres de agrotóxicos ficou mais fácil em São José. Há mais de uma década, as feiras de orgânicos...

Vivo (VIVT3) ajusta valor de proventos em função da recompra de ações; confira

A Telefônica Brasil (VIVT3), controladora da Vivo, informou que, devido à recompra de ações próprias, o valor do Juros Sobre Capital Próprio (JCP)...

Quem é Lisa Cook, a diretora do Fed que Trump tenta demitir?

O presidente Donald Trump afirmou na noite de segunda-feira (25) que demitirá a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, sob alegação de fraude...

Sonho de Lula pode virar pesadelo – Claudio Prisco Paraíso – OCP News

  O sonho de consumo político-eleitoral de Lula da Silva, do PT, da esquerda e do próprio governo, é que a direita lance...

EUA enviam cruzador de mísseis e submarino nuclear para o Caribe

Os Estados Unidos enviaram navios adicionais para o sul do Caribe como parte do esforço do presidente Donald Trump para enfrentar as ameaças...

Procon alerta sobre golpe envolvendo o nome do Detran – OCP News

Uma moradora do bairro João Pessoa, em Jaraguá do Sul, relatou ter sido vítima de um golpe ao tentar pagar o documento do...

Minidólar (WDOU25) mantém viés de queda e mira mínima do ano

O dólar futuro caiu 0,35% nesta segunda-feira (25), aos 5.418,5 pontos, contrariando o avanço da moeda americana no exterior. O recuo foi sustentado...

Fortalecimento do apoio a mulheres vítimas de violência é tema de audiência pública em Jaraguá do Sul – OCP News

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realiza nesta terça-feira (26), às 19h, audiência pública para discutir a rede...

Mercado de imóveis comerciais continua acima da inflação em julho, aponta FipeZAP

Os preços de imóveis comerciais voltaram a avançar em julho, superando a inflação oficial do período. Segundo o Índice FipeZAP Comercial, salas e...

Dow Jones Futuro recua após Trump anunciar demissão da diretora do Fed, Lisa Cook

Os índices futuros de Nova York operam em queda nesta terça-feira (26), em meio à repercussão da mais recente tentativa do presidente dos...

Prefeitura de Joinville castra 197 animais em mutirão realizado na Vila Cubatão – OCP News

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realizou no final de semana (23 e 24/8) um mutirão de castração de...

Nvidia volta a ver barreiras na venda de chips para a China

Mais um capitulo da disputa global pelo mercado de semicondutores começou na última sexta-feira (22), quando as ações de desenvolvedoras de chips chinesas...

Senado deve votar nesta terça-feira limite de oito anos para inelegibilidade – entenda – OCP News

O Plenário pode votar na terça-feira (26) projeto de lei que unifica em oito anos o prazo de inelegibilidade para políticos impedidos de...

Autistas e PcDs podem ter direito a trabalho remoto – entenda – OCP News

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às pessoas com...

Fujama encontra indícios que podem indicar origem da mortandade de peixes em Jaraguá do Sul – OCP News

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) intensificou nesta segunda-feira (25) as fiscalizações na região dos bairros Rio Cerro e Rio da Luz,...

Sem Neymar, seleção brasileira é convocada para jogos das Eliminatórias – OCP News

Nesta segunda-feira (25), o técnico Carlo Ancelotti anunciou a convocação da seleção brasileira para os dois últimos jogos das Eliminatórias para Copa do...

Moda global: Garten recebe Cotton On, referência internacional em estilo acessível – OCP News

O Garten Shopping, principal destino de moda, gastronomia e experiências do norte de Santa Catarina, acaba de anunciar mais uma operação internacional no...

Prefeitura de Joinville deve usar carvão ativado para reduzir alteração de gosto da água – entenda – OCP News

A Prefeitura de Joinville abriu contratação emergencial para minimizar alterações no gosto e o cheiro da água que chega até as torneiras do...

Copa Dipil de Futsal Menor tem mais 28 times garantidos no mata-mata – OCP News

A 20ª Copa Dipil de Futsal Menor encerrou sua terceira semana de disputas e conheceu 28 novos classificados a fase eliminatória. Ao todo,...

Em reunião com governo do estado, Coamo anuncia o oitavo porto de Santa Catarina – OCP News

O governador Jorginho Mello recebeu nesta segunda-feira, 25, executivos da cooperativa Coamo, do Paraná, para uma reunião onde foi feito o anúncio de...

Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede Truth Social uma carta endereçada a Lisa Cook,...

Consulado publica recomendações para brasileiros não serem presos em Portugal

O Consulado do Brasil em Lisboa publicou diversas recomendações nesta segunda-feira (25) para brasileiros que são residentes em Portugal. Tais alertas ocorrem após...

Suspeito de tentativa de estupro se joga no mar para fugir em São Francisco do Sul – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

Crise da hospedagem pode comprometer legitimidade da COP30; “confiança negativa”

A crise da hospedagem para as delegações dos países participantes da COP30, sediada pelo Brasil em Belém, no Pará, em novembro, continua sendo...

O que se sabe sobre a denúncia envolvendo a irmã de Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei, está sendo pressionado desde a semana passada devido a uma denúncia envolvendo sua irmã e secretária-geral da...

Tombo da polenta, desfiles e música: confira a programação completa da VinVeneto 2025 – OCP News

A VinVeneto 2025 está prestes a transformar Joinville em um grande palco da cultura italiana. De 28 a 31 de agosto, o ExpoCentro...

governistas querem Bolsonaro e oposição, irmão do Lula

Deputados da base do governo foram chamado ao Palácio do Planalto para uma reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi...

PGR solicita reforço no monitoramento de Bolsonaro

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (25), o reforço no monitoramento do...

Fake news envolvendo o Banco do Brasil pode ser investigada pela PF – OCP News

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Polícia Federal (PF) pedido de abertura de investigação para apurar a divulgação do que a AGU...

Veja onde assistir e escalações da partida

Nesta segunda-feira (25), Flamengo e Vitória protagonizam o último confronto da 21ª rodada do Brasileirão. O jogo está previsto para começar às 21h...

André Mendonça é relator do inquérito sobre fraude no INSS

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta segunda-feira (25) para assumir a relatoria do inquérito que investiga fraudes...

Casal acusa assédio e agressões de organizada em bar do Couto Pereira

Um casal torcedor do Coritiba acusa ter sido vítima de assédio e violência por parte integrantes da torcida organizada, Império Alviverde, no Coxa...

Em audiência, CDH do Senado recebe a sugestão de um ‘Estatuto dos Cães e Gatos’ – OCP News

A realidade dos animais domésticos abandonados, sem vacinação e sem controle de procriação no Brasil foi o foco da audiência pública promovida pela...

Gilmar Mendes diverge e barra repasse de dados ao COAF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiu do colega Alexandre de Moraes ao decidir que o Ministério Público e autoridades...

Trump demite Lisa Cook, diretora do Fed; caso pode parar na Suprema Corte

NOVA YORK (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou nesta segunda-feira a medida sem precedentes de demitir Lisa Cook, a primeira...

Jaraguá Futsal goleia Concórdia e chega a sétima vitória no Catarinense – OCP News

Jaraguá Futsal no Campeonato Catarinense 2025 é sinônimo de vitória. Em seu retorno a competição após três meses, o Aurinegro manteve os 100%...

Fazenda afasta mais 6 fiscais sob suspeita de ligação com propinas

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) mandou afastar mais seis auditores fiscais da Secretaria da Fazenda sob suspeita de ligação...

AGU solicita investigação de notícias falsas contra Banco do Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) requisitou à Polícia Federal (PF), na tarde desta segunda-feira (25), a instauração de um inquérito para investigar a...

Como a CPMI do INSS pode influenciar nas eleições de 2026

A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS pode se transformar em um novo fantasma eleitoral para o presidente Luiz...

Athletico x Corinthians já teve goleada e Ronaldo decisivo; relembre duelos pela Copa do Brasil

Após se recuperar na Série B com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, o Athletico quer manter o embalo para...

Aposentado, Nelson Ziemann, morre aos 68 anos em Jaraguá do Sul – OCP News

Faleceu nesta segunda-feira (25) no Hospital São José, em Joinville, Nelson Ziemann, aos 68 anos. Morador de Jaraguá do Sul, antes de se...

Confira o resultado da Quina do concurso 6809 desta segunda (25)

As dezenas do concurso número 6809 da Quina foram sorteadas na noite desta segunda (25), em São Paulo. Números sorteados da Quina Os números...

Chile e Arábia Saudita retiram restrição à carne de frango do Brasil – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

Alexandre de Moraes pede parecer sobre segurança de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que emita um parecer em até cinco...

confira as 15 dezenas sorteadas nesta segunda (25)

Foram sorteadas, na noite desta segunda (25), as 15 dezenas da Lotofácil válidas pelo concurso 3478. Números sorteados da Lotofácil Veja os números: 15 – 01 –...

próximo adversário na Série B demite técnico após sair do G4

O Novorizontino, próximo rival do Athletico na Série B, anunciou a demissão do técnico Umberto Louzer na noite desta segunda-feira (25). A demissão...

Bíblia intacta em residência incendiada intriga polícia e gera investigação em Corupá – OCP News

A Polícia Civil de Corupá, investiga um incêndio ocorrido no último dia 13 de agosto, em uma residência localizada na Tifa Palestina, bairro...

Governo convoca 501 médicos especialistas para atender em áreas vulneráveis

O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos especialistas para atender, a partir de setembro, em regiões vulneráveis do País. Para atuar nos municípios...

4º lote de restituição será pago com correção de 3,38%; veja como consultar

O 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será pago nesta sexta-feira, 29, na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. A...

Itamaraty solicita extradição de Eduardo Tagliaferro à Itália

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) formalizou, nesta segunda-feira (25), o pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro à Itália. Tagliaferro, ex-assessor do ministro...

Proximidade com agressores dificulta revelação de abusos contra crianças em Jaraguá do Sul – OCP News

A maioria dos casos de abuso sexual contra crianças ocorre dentro do ambiente familiar, segundo o delegado Augusto Melo Brandão, da Delegacia de...

Coritiba é o clube que mais faturou no Brasil por regra da Fifa; veja o ranking

O Coritiba é o clube brasileiro que mais arrecadou dinheiro com vendas das suas revelações nessa janela de transferências. A equipe do Alto...

Lollapalooza 2026 revelará line-up na quinta-feira, 28; saiba como comprar ingressos

A organização do Lollapalooza Brasil 2026 anunciou que o line-up da próxima edição será divulgado nesta quinta-feira, 28, às 12h. A informação foi...

Israel coloca em “nível inferior” relações com Brasil

O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (25) que as relações com o Brasil estão sendo conduzidas em “um nível diplomático inferior”, depois...

Ministério Público e polícia não podem requisitar dados do Coaf sem decisão prévia da justiça, diz Gilmar Mendes – OCP News

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (25) que o Ministério Público e as autoridades policiais não podem...

‘Nenhum país combate crime sozinho’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira, dia 25, que o mundo não deve ser alvo de imposições hegemônicas e...

Ibovespa B3 começa semana estável, mas chega aos 138 mil pontos; dólar cai a R$ 5,41

Apesar de diminuir os ganhos durante o pregão desta segunda-feira, 25, o Ibovespa B3 começou a semana com variação positiva de 0,04%, aos...

Gilmar Mendes nega conversas com Bolsonaro e critica Magnitsky

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ter mantido conversas recentes com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele atribuiu a menção...

CPMI vota convocações de ex-ministros e ex-presidentes do INSS – OCP News

A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar as fraudes no INSS receberá nesta terça-feira (26) o plano de trabalho do...

veja cinco ídolos que também jogaram pelo Corinthians

O Athletico inicia a disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians nesta quarta-feira (27), às 21h30, na Arena...

Bolsas de NY caem, com farmacêuticas puxando correção do recorde do Dow Jones

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira, 25 com as ações de farmacêuticas puxando uma correção do índice Dow Jones...

Trump assina ordem contra quem queima bandeira dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (25) uma ordem executiva para que pessoas que queimarem a bandeira do país...

Santa Catarina chega a marca de 291 leitos de UTI abertos desde 2023 – OCP News

Santa Catarina abriu 291 leitos de UTI desde 2023 e alcançou a marca de 1.459 leitos, entre adultos, neonatais e pediátricos, em todas...

Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que, se necessário, o governo federal prorrogará a validade da Medida Provisória...

mercado reduz projeção para a inflação em 2025 pela 13ª semana seguida

A projeção do mercado para a inflação deste ano caiu mais uma vez, segundo apontou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, 25....

Reforma administrativa será tema de discussão em Plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou em suas redes sociais que fará uma comissão geral em 3 de setembro,...

Ex-Athletico, Léo Linck tem proposta e deve deixar o Botafogo

O Botafogo recebeu uma proposta de empréstimo do Al-Najma, da Arábia Saudita, pelo goleiro Léo Linck, de 24 anos. Revelado pelo Athletico, o...

Superintendência do Cade abre processo para investigar prática anticompetitiva da B3

Por iniciativa da Superintendência-Geral (SG), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nesta segunda-feira, 25, um processo administrativo para investigar ações anticoncorrenciais...

Homem é morto a tiros no Jardim Paraíso – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

AGU contrata escritório para fazer lobby contra tarifas de Trump

A Advocacia-Geral da União (AGU) pretende assinar nos próximos dias um contrato com um escritório de advocacia dos Estados Unidos que irá atuar...

“Estamos aprisionados nessa taxa de juros astronômica porque não fizemos a lição de casa fiscal”, diz Felipe Salto

O juro real brasileiro estar em níveis recordes não é uma questão apenas pontual, mas consequência da falta de disciplina nas contas públicas,...

Índice de confiança no governo de Javier Milei cai ao nível mais baixo desde a posse

Em meio a um escândalo de propina de um antigo aliado e que tem respingado na irmã do presidente Javier Milei, o Índice...

Equipe jaraguaense se classifica para final do Catarinense de Vôlei Sub-15 Masculino – OCP News

Com um segundo lugar na última etapa da primeira fase, a ADV/Jaraguá/Secel garantiu classificação para a final da Série Ouro do Campeonato Catarinense...

Trump agora mira o crime organizado

Esse episódio do Podcast 15 Minutos, explora a crescente influência de organizações criminosas no Brasil, destacando que 26% da população vive sob influência...

Neymar fica fora da convocação de Ancelotti

Com Neymar de fora, o técnico Carlo Ancelotti divulgou a convocação para os últimos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do...

Se Tarcísio for candidato à presidência será pelo PL

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, indicou nesta segunda-feira (25) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é...

Netanyahu chama de “trágico acidente” bombardeio a hospital

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou nesta segunda-feira (25) suas condolências pelo “trágico acidente no hospital Nasser”, na Faixa de Gaza, e...

Justiça reconhece união poliafetiva de 35 anos e mulheres dividirão pensão em SC

Embora o registro oficial de relações poliafetivas seja proibido no país, o caso de um trisal foi parar na Justiça. Foram 35 anos...

Trump pressiona novamente agência dos EUA para revogar licenças das redes NBC e ABC

WASHINGTON (Reuters) – O presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou uma pressão de longa data para que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) revogue...

Corupá terá alteração no CEP em setembro – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

conheça opções e saiba como investir

Com a Selic em 15% ao ano, a renda fixa voltou a atrair o interesse dos investidores brasileiros. Em paralelo, um produto que ganhou destaque foram os ETFs (ou...

Reservatórios da região metropolitana caem a pior nível desde crise hídrica

SÃO PAULO (Reuters) – O nível de água armazenada nos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo segue recuando em agosto,...

Impeachment de Moraes e aplicação da Magnitsky dividem brasileiros, diz Quaest

Uma nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta segunda (25) mostra que os brasileiros se dividem entre considerar justa ou não a aplicação...

Unidade de saúde do bairro Santa Luzia é entregue totalmente reformada e ampliada em Jaraguá do Sul – OCP News

Autoridades do município participaram na manhã desta segunda-feira (25) da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da UBS Santa Luzia...

Tarcísio de Freitas sugere slogan inspirado em JK

Em um evento que reuniu as principais lideranças da direita brasileira, na manhã desta segunda-feira (25) em São Paulo, o governador Tarcísio de...

Convocação da seleção AO VIVO: Carlo Ancelotti anuncia lista

Com expectativa para o retorno de Neymar, o técnico Carlo Ancelotti faz a convocação da seleção brasileira para os últimos jogos do Brasil...

Maduro envia 15 mil militares para a fronteira com a Colômbia

O regime do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (25) que vai enviar 15 mil militares para a fronteira com a...

Artigos relacionados

Dólar hoje recua com dados de inflação e demissão no Fed em foco

O dólar à vista recuava ante o real nas primeiras negociações desta...

Trump pode demitir diretora do Fed? Entenda caso que deve virar batalha judicial

A tentativa do presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, integrante do...

Tarcísio lidera pesquisa ao governo de São Paulo em 2026

Uma nova sondagem do instituto Paraná Pesquisas mostra que o atual governador...

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça

Ibovespa hoje Trump declara guerra sem precedentes ao Fed, o banco central...

plugins premium WordPress