O governo da Argentina anunciou nesta terça-feira (26) que designou o Cartel de Los Soles, da Venezuela, como organização terrorista.
“Declaramos o Cartel de los Soles uma organização terrorista e narcocriminosa. [O ditador da Venezuela, Nicolás] Maduro e seu séquito são narcoterroristas. Eles não poderão realizar suas atividades criminosas na Argentina ou em qualquer outro lugar do mundo. Para este governo, quem faz, tem que pagar. Aqui ou onde quer que seja”, escreveu no X a ministra da Segurança da gestão Javier Milei, Patricia Bullrich.
Este mês, os governos do Equador e do Paraguai já haviam designado o Cartel de Los Soles como organização terrorista.
No final de julho, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções contra o cartel, como uma entidade terrorista global especialmente designada.
“O Cartel de los Soles é um grupo criminoso sediado na Venezuela, liderado por Nicolás Maduro Moros e outros indivíduos venezuelanos de alto escalão no regime de Maduro, que fornece apoio material a organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a paz e a segurança dos Estados Unidos, principalmente o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa”, afirmou o Tesouro americano na ocasião.
No último dia 7, ao anunciar que a oferta do governo dos Estados Unidos por informações que levem à prisão e condenação de Maduro foi elevada para US$ 50 milhões, a procuradora-geral Pam Bondi disse que o ditador venezuelano é “um dos maiores traficantes de drogas do mundo e uma ameaça à nossa segurança nacional”.
Deixe um comentário