Lar Economia Como cada ministro do STF contribuiu para censura e perseguição
Economia

Como cada ministro do STF contribuiu para censura e perseguição


Desde que Alexandre de Moraes foi incluído na Lei Magnitsky, o Departamento de Estado dos Estados Unidos já alertou, ao menos duas vezes, que outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também poderão ser sancionados se apoiarem ou facilitarem a conduta do colega.

Moraes está bloqueado do sistema financeiro internacional porque, na visão do Tesouro americano, perseguiu opositores políticos do governo Lula, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, com prisões arbitrárias, censura nas redes sociais, congelamento de bens, retenção de passaportes e apreensão de objetos pessoais.

Moraes, no entanto, não agiu sozinho e, se o governo americano estiver realmente disposto a punir seus colaboradores no STF, poderá facilmente identificar, no histórico documentado de suas decisões, o apoio formal da maioria dos demais ministros a essas medidas. Recentemente, o próprio Moraes fez questão de frisar que suas decisões monocráticas são sempre submetidas a referendo dos colegas.

“Não há uma decisão importante que não seja ou referendada ou não referendada, ou haja recurso. Sempre é o órgão colegiado que dá a última palavra, mas obviamente, pelo fato de existir a figura do relator, quem acaba sendo sempre bombardeado é o relator. Ninguém fala que o X [antigo Twitter] foi suspenso pela Primeira Turma. O Rumble está suspenso pela Primeira Turma também, 5 a 0”, disse Moraes num bate-papo com influenciadores digitais, no último dia 14, no STF.

De fato, em setembro do ano passado, a Primeira Turma da Corte, formada por Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia, confirmou, por unanimidade, a decisão monocrática que havia suspendido a rede social X no Brasil, em razão do descumprimento de ordens de suspensão de perfis. O mesmo aconteceu em março deste ano em relação à plataforma de vídeos Rumble.

Nesta reportagem, relembramos 10 decisões marcantes do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contribuíram substancialmente para o ambiente de censura criado no Brasil nos últimos 6 anos, delineando a participação dos atuais ministros. Em muitos casos, houve um apoio tácito, informal, às decisões de Moraes. Neste texto, porém, levamos em conta apenas os votos ou atos concretos, formais, que contribuíram para a censura ou a persecução penal de políticos, militantes e influenciadores da direita.

Alexandre de Moraes participou ativamente de todas essas 10 medidas. Cármen Lúcia participou de 8 decisões do tipo. Luís Roberto Barroso atuou em 6 dessas decisões. Dias Toffoli, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux participaram, cada um, de 5 decisões que se encaixam nas condutas condenadas pelos EUA. Gilmar Mendes, por sua vez, atuou em 4 desses casos. Kassio Nunes Marques, em uma situação, e André Mendonça, em nenhuma.

VEJA TAMBÉM:

Abertura do inquérito das fake news

O inquérito 4781, origem do atual regime de censura implantado pelo STF, nasceu em 14 de março de 2019, por obra de Dias Toffoli. Ao anunciar a abertura da investigação – dedicada a apurar “notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi e injuriandi, que atingem a honorabilidade e a segurança do STF, de seus membros e familiares” – ele designou, também de ofício, Alexandre de Moraes como relator.

Desde então, o inquérito das fake news já vitimou agentes públicos, formadores de opinião, jornalistas, parlamentares, empresários e cidadãos que ousaram criticar, questionar ou insultar ministros do STF. Expressões populares de repúdio ao STF, nas ruas e nas redes, passaram a ser categorizadas como “ataques” à instituição, que supostamente ameaçariam a integridade física e a independência dos magistrados.

Nesses seis anos, a condução do inquérito por Moraes fez crescer o poder do STF, e atos heterodoxos, que sempre foram repudiados na jurisprudência da própria Corte por violar o devido processo legal ou afrontar o direito de defesa, tornaram-se comuns. Casos distintos e sem uma ligação clara passaram a ser investigados pelo ministro, quase sempre de forma sigilosa e por delegados da Polícia Federal que se reportam diretamente a ele, escanteando muitas vezes a Procuradoria-Geral da República (PGR), destinatária final das investigações, enquanto órgão apto a analisar fatos, provas e suspeitas para formular denúncias criminais perante a Corte.

Validação do inquérito das fake news

Pouco mais de um ano após a abertura do inquérito das fake news, a maioria do STF rejeitou uma ação que buscava arquivar a investigação em razão de seus vícios: abertura de ofício, sem participação do Ministério Público, autos sigilosos sem pleno acesso das defesas, objeto muito aberto, além dos atos de perseguição e censura.

Nessa época, a imprensa já havia sido censurada – a revista Crusoé teve de retirar reportagem sobre a relação de Toffoli com a Odebrecht – e auditores da Receita foram afastados por fiscalizarem o patrimônio de esposas dos ministros. Além disso, uma dezena de parlamentares, empresários e influenciadores já haviam sido alvos de quebras de sigilo e busca e apreensão por ordem de Moraes.

Ainda assim, a maioria dos ministros considerou o inquérito constitucional. Votaram dessa maneira Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber – os últimos três já se aposentaram. Votou contra apenas Marco Aurélio Mello.

Inquéritos dos atos antidemocráticos e das milícias digitais

Em abril de 2020, Alexandre de Moraes abriu uma investigação similar ao inquérito das fake news: o inquérito dos atos antidemocráticos (INQ 4828). Se o primeiro focou inicialmente em defensores da Lava Jato que protestavam contra o desmonte da operação, o segundo concentrou-se na militância de direita pró-Bolsonaro.

Diferentemente do inquérito das fake news, o inquérito dos atos antidemocráticos também buscou corrigir problemas jurídicos do primeiro: foi aberto a pedido da PGR, a partir de uma manifestação de rua, em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, com a presença de Bolsonaro, para criticar as ações do STF contra o governo.

Em 2021, a PGR pediu o arquivamento do inquérito, mas em seguida Alexandre de Moraes abriu outro, de ofício: o inquérito das milícias digitais (INQ 4874), voltado à investigação de uma suposta organização criminosa composta de núcleos de produção, financiamento, divulgação de “notícias fraudulentas” contra instituições democráticas. Na prática, era mais uma ramificação do inquérito das fake news, focado em militantes e influenciadores de direita que espalhavam críticas e ofensas ao STF nas redes.

Daniel Silveira preso por xingar ministros

No carnaval de 2021, um vídeo do deputado Daniel Silveira viralizou nas redes. Na gravação caseira, formato selfie, ele despejou sua raiva contra os ministros, xingando alguns com palavrões, insinuando que outros praticavam corrupção, expressando o desejo de que fossem surrados ou jogados na lixeira. Depois, desafiou os ministros a prenderem o general Villas Boas, defendeu o AI-5 e a cassação dos ministros.

Alexandre de Moraes determinou de imediato sua prisão preventiva. No dia seguinte, por unanimidade, os colegas referendaram a medida. Votaram a favor Kassio Nunes Marques, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello – os três últimos já se aposentaram. Os mesmos ministros aceitaram depois a denúncia contra ele.

Em abril de 2022, Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, mas foram contra Kassio Nunes Marques e André Mendonça – o primeiro votou pela absolvição e o segundo por uma pena menor, de 2 anos e 4 meses, no regime aberto.

Proibição de denúncia contra urnas

Em outubro de 2021, o TSE estabeleceu que a divulgação de denúncias sem provas, nas redes sociais, que apontem supostas fraudes nas urnas eletrônicas devem acarretar a cassação e inelegibilidade de um político. Na ocasião, o tribunal condenou o deputado estadual Fernando Francischini por dizer, numa transmissão ao vivo pelo Facebook, no fim do dia da eleição de 2018, que algumas urnas no Paraná impediam que eleitores confirmassem voto em Bolsonaro.

O TSE considerou que houve abuso de autoridade e o uso indevido dos meios de comunicação social. Votaram assim os ministros Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell, Sérgio Banhos, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

“Está em questão, mais que o futuro de um mandato, o próprio futuro das eleições e da democracia”, disse Fachin à época.

“Ficou caracterizada a utilização indevida de veículo de comunicação social para a disseminação de gravíssimas notícias fraudulentas, com repercussão de gravidade no pleito eleitoral e com claro abuso de poder político”, disse Moraes. “É um precedente muito grave que pode comprometer todo o processo eleitoral se acusar, de forma inverídica, a ocorrência de fraude e se acusar a Justiça Eleitoral de estar mancomunada com isso”, justificou Barroso.

Combate à “desinformação” no TSE

Com base no precedente de Francischini, o TSE iniciou a montagem de um aparato de vigilância das redes sociais, com o alegado objetivo de enfrentar a “desinformação”, especialmente sobre as urnas eletrônicas ou a condução das eleições, que pudesse comprometer a normalidade dos pleitos. Foram formuladas normas e criados departamentos internos para rastrear “ataques” à Justiça Eleitoral. Mais tarde, essa mesma estrutura foi usada para bloquear perfis e investigar usuários.

Em 2021, sob a relatoria de Edson Fachin, o TSE aprovou a Resolução 23.671, que permitia à Justiça Eleitoral remover da internet conteúdo com “fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinja a integridade do processo eleitoral”, especialmente relacionados à “votação, apuração e totalização de votos”. O mesmo dispositivo dizia que, após a retirada do material do ar, caberia apuração de “responsabilidade penal, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação”.

No mesmo ano, Luís Roberto Barroso criou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), departamento interno de monitoramento de “campanhas difamatórias” contra o tribunal. Na gestão de Alexandre de Moraes, a partir de 2022, a AEED passou a produzir relatórios sobre políticos e influenciadores de direita que, mais tarde, seriam usados para bloquear suas redes sociais, sempre sob a alegação de desinformação – não só sobre urnas, mas também sobre adversários eleitorais.

Antes do segundo turno das eleições, Alexandre de Moraes aprovou no TSE uma nova resolução, ampliando seu poder de polícia sobre as redes, autorizando que ele, de ofício, suspendesse perfis ou até mesmo uma rede social em caso de descumprimento de suas ordens de censura. A norma foi aprovada por Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Em 2023, Moraes fez parceria com a Anatel para bloqueio imediato de sites censurados pelo TSE. Em 2024, Cármen Lúcia aprovou nova resolução aumentando o controle sobre as redes nas eleições. Com a norma, as plataformas deverão adotar o “dever de cuidado”, ou seja, atuar de forma proativa e preventiva para impedir a disseminação de conteúdo com “fato notoriamente inverídico ou gravemente descontextualizado”.

Processos do 8 de janeiro de 2023

A depredação do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto inaugurou uma fase ainda mais dura de repressão aos apoiadores de Bolsonaro. Sob o comando de Alexandre de Moraes, foram abertas 1.628 ações penais, sendo 518 de réus que participaram das invasões e foram condenados a penas de até 17 anos de prisão, por crimes contra o Estado; e 1.110 por crimes menos graves, por reivindicar intervenção militar em frente ao Exército, e que pegaram penas mais leves, de prestação de serviços à comunidade.

Todos foram proibidos de usar as redes sociais e deverão arcar com multas que somam R$ 30 milhões, para reparar os prejuízos causados.

Inicialmente, os julgamentos foram feitos pelos 11 ministros, mas depois passaram para a Primeira Turma, formada por 5. Votaram a favor de condenar os invasores por crimes contra o Estado Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luís Roberto Barroso. Nunes Marques não viu crimes contra a democracia e André Mendonça descartou o crime de golpe, além de defender a falta de competência do STF para julgar os casos.

Investigações e processo contra Bolsonaro

O 8 de janeiro também deu impulso às investigações contra Jair Bolsonaro, todas capitaneadas por Alexandre de Moraes, sendo a principal a que imputou a ele uma tentativa de golpe. Na Primeira Turma, definida como colegiado competente, a denúncia foi recebida por Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux – o último fez ressalvas, pois considerou que o caso não deveria tramitar no STF.

Fux também adotou posição mais moderada quando votou contra as restrições impostas por Moraes e esses mesmos ministros a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de comunicação com o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-PL) e de uso das redes sociais.

A Primeira Turma ainda vai julgar um recurso da defesa do ex-presidente contra a prisão domiciliar, decretada depois por Moraes.

Suspensão do X

Em 30 de agosto de 2024, Alexandre de Moraes suspendeu o X em todo o país porque a rede social não havia bloqueado perfis de usuários investigados e retirou representantes legais no país, após o ministro ameaçar prender seus executivos.

Além dessas medidas, Moraes condicionou o retorno ao pagamento de multas que somavam R$ 28,6 milhões. Contas bancárias brasileiras do X e também da Starlink (outra empresa de Elon Musk) foram bloqueadas para pagamento das multas.

Moraes mandou Apple e Google retirarem de suas lojas virtuais o aplicativo e impôs multa de R$ 50 mil a pessoas e empresas que usassem VPN para entrar na rede social.

A suspensão foi confirmada por Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux na Primeira Turma – só o último divergiu, em parte, para não multar quem usasse VPN. O X só voltou ao ar em 8 de outubro, após a empresa cumprir as ordens de Moraes.

Em março de 2025, a Primeira Turma referendou, por unanimidade, a decisão de Moraes que suspendeu a Rumble, após a empresa anunciar que não cumpriria ordens do STF e que não iria mais indicar um representante legal no Brasil.

Regulação das redes sociais

Em junho, o STF concluiu o julgamento que derrubou parcialmente o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que isentava de responsabilidade as redes sociais pelo conteúdo postado pelos usuários. A norma, inspirada na legislação americana, visava garantir ampla liberdade de expressão e promover a inovação no ambiente digital.

Por maioria, os ministros obrigaram as plataformas a remover, de forma preventiva, uma série de conteúdos nocivos, mas também aqueles que podem ser enquadrados como crimes contra a democracia, abrindo brecha para remoções arbitrárias de manifestações políticas.

Apoiaram a mudança Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra como sair das dívidas e organizar suas finanças

Recomendações

Publicidade

Maquininha com crédito aprovado para investir no seu negócio
Compre sem sair de casa Magazine Luiza | Pra você é Magalu! Clique no Banner garanta já suas ofertas!
Apple iPhone 13 128GB Meia-noite Tela 6,1” 12MP

Categorias

Leia Também

Fortalecimento do apoio a mulheres vítimas de violência é tema de audiência pública em Jaraguá do Sul – OCP News

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realiza nesta terça-feira (26), às 19h, audiência pública para discutir a rede...

Mercado de imóveis comerciais continua acima da inflação em julho, aponta FipeZAP

Os preços de imóveis comerciais voltaram a avançar em julho, superando a inflação oficial do período. Segundo o Índice FipeZAP Comercial, salas e...

Dow Jones Futuro recua após Trump anunciar demissão da diretora do Fed, Lisa Cook

Os índices futuros de Nova York operam em queda nesta terça-feira (26), em meio à repercussão da mais recente tentativa do presidente dos...

Prefeitura de Joinville castra 197 animais em mutirão realizado na Vila Cubatão – OCP News

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realizou no final de semana (23 e 24/8) um mutirão de castração de...

Nvidia volta a ver barreiras na venda de chips para a China

Mais um capitulo da disputa global pelo mercado de semicondutores começou na última sexta-feira (22), quando as ações de desenvolvedoras de chips chinesas...

Senado deve votar nesta terça-feira limite de oito anos para inelegibilidade – entenda – OCP News

O Plenário pode votar na terça-feira (26) projeto de lei que unifica em oito anos o prazo de inelegibilidade para políticos impedidos de...

Autistas e PcDs podem ter direito a trabalho remoto – entenda – OCP News

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às pessoas com...

Fujama encontra indícios que podem indicar origem da mortandade de peixes em Jaraguá do Sul – OCP News

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) intensificou nesta segunda-feira (25) as fiscalizações na região dos bairros Rio Cerro e Rio da Luz,...

Sem Neymar, seleção brasileira é convocada para jogos das Eliminatórias – OCP News

Nesta segunda-feira (25), o técnico Carlo Ancelotti anunciou a convocação da seleção brasileira para os dois últimos jogos das Eliminatórias para Copa do...

Moda global: Garten recebe Cotton On, referência internacional em estilo acessível – OCP News

O Garten Shopping, principal destino de moda, gastronomia e experiências do norte de Santa Catarina, acaba de anunciar mais uma operação internacional no...

Prefeitura de Joinville deve usar carvão ativado para reduzir alteração de gosto da água – entenda – OCP News

A Prefeitura de Joinville abriu contratação emergencial para minimizar alterações no gosto e o cheiro da água que chega até as torneiras do...

Copa Dipil de Futsal Menor tem mais 28 times garantidos no mata-mata – OCP News

A 20ª Copa Dipil de Futsal Menor encerrou sua terceira semana de disputas e conheceu 28 novos classificados a fase eliminatória. Ao todo,...

Em reunião com governo do estado, Coamo anuncia o oitavo porto de Santa Catarina – OCP News

O governador Jorginho Mello recebeu nesta segunda-feira, 25, executivos da cooperativa Coamo, do Paraná, para uma reunião onde foi feito o anúncio de...

Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede Truth Social uma carta endereçada a Lisa Cook,...

Consulado publica recomendações para brasileiros não serem presos em Portugal

O Consulado do Brasil em Lisboa publicou diversas recomendações nesta segunda-feira (25) para brasileiros que são residentes em Portugal. Tais alertas ocorrem após...

Suspeito de tentativa de estupro se joga no mar para fugir em São Francisco do Sul – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

Crise da hospedagem pode comprometer legitimidade da COP30; “confiança negativa”

A crise da hospedagem para as delegações dos países participantes da COP30, sediada pelo Brasil em Belém, no Pará, em novembro, continua sendo...

O que se sabe sobre a denúncia envolvendo a irmã de Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei, está sendo pressionado desde a semana passada devido a uma denúncia envolvendo sua irmã e secretária-geral da...

Tombo da polenta, desfiles e música: confira a programação completa da VinVeneto 2025 – OCP News

A VinVeneto 2025 está prestes a transformar Joinville em um grande palco da cultura italiana. De 28 a 31 de agosto, o ExpoCentro...

governistas querem Bolsonaro e oposição, irmão do Lula

Deputados da base do governo foram chamado ao Palácio do Planalto para uma reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi...

PGR solicita reforço no monitoramento de Bolsonaro

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (25), o reforço no monitoramento do...

Fake news envolvendo o Banco do Brasil pode ser investigada pela PF – OCP News

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Polícia Federal (PF) pedido de abertura de investigação para apurar a divulgação do que a AGU...

Veja onde assistir e escalações da partida

Nesta segunda-feira (25), Flamengo e Vitória protagonizam o último confronto da 21ª rodada do Brasileirão. O jogo está previsto para começar às 21h...

André Mendonça é relator do inquérito sobre fraude no INSS

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta segunda-feira (25) para assumir a relatoria do inquérito que investiga fraudes...

Casal acusa assédio e agressões de organizada em bar do Couto Pereira

Um casal torcedor do Coritiba acusa ter sido vítima de assédio e violência por parte integrantes da torcida organizada, Império Alviverde, no Coxa...

Em audiência, CDH do Senado recebe a sugestão de um ‘Estatuto dos Cães e Gatos’ – OCP News

A realidade dos animais domésticos abandonados, sem vacinação e sem controle de procriação no Brasil foi o foco da audiência pública promovida pela...

Gilmar Mendes diverge e barra repasse de dados ao COAF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiu do colega Alexandre de Moraes ao decidir que o Ministério Público e autoridades...

Trump demite Lisa Cook, diretora do Fed; caso pode parar na Suprema Corte

NOVA YORK (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou nesta segunda-feira a medida sem precedentes de demitir Lisa Cook, a primeira...

Jaraguá Futsal goleia Concórdia e chega a sétima vitória no Catarinense – OCP News

Jaraguá Futsal no Campeonato Catarinense 2025 é sinônimo de vitória. Em seu retorno a competição após três meses, o Aurinegro manteve os 100%...

Fazenda afasta mais 6 fiscais sob suspeita de ligação com propinas

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) mandou afastar mais seis auditores fiscais da Secretaria da Fazenda sob suspeita de ligação...

AGU solicita investigação de notícias falsas contra Banco do Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) requisitou à Polícia Federal (PF), na tarde desta segunda-feira (25), a instauração de um inquérito para investigar a...

Como a CPMI do INSS pode influenciar nas eleições de 2026

A instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS pode se transformar em um novo fantasma eleitoral para o presidente Luiz...

Athletico x Corinthians já teve goleada e Ronaldo decisivo; relembre duelos pela Copa do Brasil

Após se recuperar na Série B com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, o Athletico quer manter o embalo para...

Aposentado, Nelson Ziemann, morre aos 68 anos em Jaraguá do Sul – OCP News

Faleceu nesta segunda-feira (25) no Hospital São José, em Joinville, Nelson Ziemann, aos 68 anos. Morador de Jaraguá do Sul, antes de se...

Confira o resultado da Quina do concurso 6809 desta segunda (25)

As dezenas do concurso número 6809 da Quina foram sorteadas na noite desta segunda (25), em São Paulo. Números sorteados da Quina Os números...

Chile e Arábia Saudita retiram restrição à carne de frango do Brasil – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

Alexandre de Moraes pede parecer sobre segurança de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que emita um parecer em até cinco...

confira as 15 dezenas sorteadas nesta segunda (25)

Foram sorteadas, na noite desta segunda (25), as 15 dezenas da Lotofácil válidas pelo concurso 3478. Números sorteados da Lotofácil Veja os números: 15 – 01 –...

próximo adversário na Série B demite técnico após sair do G4

O Novorizontino, próximo rival do Athletico na Série B, anunciou a demissão do técnico Umberto Louzer na noite desta segunda-feira (25). A demissão...

Bíblia intacta em residência incendiada intriga polícia e gera investigação em Corupá – OCP News

A Polícia Civil de Corupá, investiga um incêndio ocorrido no último dia 13 de agosto, em uma residência localizada na Tifa Palestina, bairro...

Governo convoca 501 médicos especialistas para atender em áreas vulneráveis

O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos especialistas para atender, a partir de setembro, em regiões vulneráveis do País. Para atuar nos municípios...

4º lote de restituição será pago com correção de 3,38%; veja como consultar

O 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será pago nesta sexta-feira, 29, na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. A...

Itamaraty solicita extradição de Eduardo Tagliaferro à Itália

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) formalizou, nesta segunda-feira (25), o pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro à Itália. Tagliaferro, ex-assessor do ministro...

Proximidade com agressores dificulta revelação de abusos contra crianças em Jaraguá do Sul – OCP News

A maioria dos casos de abuso sexual contra crianças ocorre dentro do ambiente familiar, segundo o delegado Augusto Melo Brandão, da Delegacia de...

Coritiba é o clube que mais faturou no Brasil por regra da Fifa; veja o ranking

O Coritiba é o clube brasileiro que mais arrecadou dinheiro com vendas das suas revelações nessa janela de transferências. A equipe do Alto...

Lollapalooza 2026 revelará line-up na quinta-feira, 28; saiba como comprar ingressos

A organização do Lollapalooza Brasil 2026 anunciou que o line-up da próxima edição será divulgado nesta quinta-feira, 28, às 12h. A informação foi...

Israel coloca em “nível inferior” relações com Brasil

O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (25) que as relações com o Brasil estão sendo conduzidas em “um nível diplomático inferior”, depois...

Ministério Público e polícia não podem requisitar dados do Coaf sem decisão prévia da justiça, diz Gilmar Mendes – OCP News

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (25) que o Ministério Público e as autoridades policiais não podem...

‘Nenhum país combate crime sozinho’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira, dia 25, que o mundo não deve ser alvo de imposições hegemônicas e...

Ibovespa B3 começa semana estável, mas chega aos 138 mil pontos; dólar cai a R$ 5,41

Apesar de diminuir os ganhos durante o pregão desta segunda-feira, 25, o Ibovespa B3 começou a semana com variação positiva de 0,04%, aos...

Gilmar Mendes nega conversas com Bolsonaro e critica Magnitsky

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ter mantido conversas recentes com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele atribuiu a menção...

CPMI vota convocações de ex-ministros e ex-presidentes do INSS – OCP News

A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar as fraudes no INSS receberá nesta terça-feira (26) o plano de trabalho do...

veja cinco ídolos que também jogaram pelo Corinthians

O Athletico inicia a disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians nesta quarta-feira (27), às 21h30, na Arena...

Bolsas de NY caem, com farmacêuticas puxando correção do recorde do Dow Jones

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira, 25 com as ações de farmacêuticas puxando uma correção do índice Dow Jones...

Trump assina ordem contra quem queima bandeira dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (25) uma ordem executiva para que pessoas que queimarem a bandeira do país...

Santa Catarina chega a marca de 291 leitos de UTI abertos desde 2023 – OCP News

Santa Catarina abriu 291 leitos de UTI desde 2023 e alcançou a marca de 1.459 leitos, entre adultos, neonatais e pediátricos, em todas...

Governo pode prorrogar Brasil Soberano, diz Teixeira 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que, se necessário, o governo federal prorrogará a validade da Medida Provisória...

mercado reduz projeção para a inflação em 2025 pela 13ª semana seguida

A projeção do mercado para a inflação deste ano caiu mais uma vez, segundo apontou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, 25....

Reforma administrativa será tema de discussão em Plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou em suas redes sociais que fará uma comissão geral em 3 de setembro,...

Ex-Athletico, Léo Linck tem proposta e deve deixar o Botafogo

O Botafogo recebeu uma proposta de empréstimo do Al-Najma, da Arábia Saudita, pelo goleiro Léo Linck, de 24 anos. Revelado pelo Athletico, o...

Superintendência do Cade abre processo para investigar prática anticompetitiva da B3

Por iniciativa da Superintendência-Geral (SG), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nesta segunda-feira, 25, um processo administrativo para investigar ações anticoncorrenciais...

Homem é morto a tiros no Jardim Paraíso – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

AGU contrata escritório para fazer lobby contra tarifas de Trump

A Advocacia-Geral da União (AGU) pretende assinar nos próximos dias um contrato com um escritório de advocacia dos Estados Unidos que irá atuar...

“Estamos aprisionados nessa taxa de juros astronômica porque não fizemos a lição de casa fiscal”, diz Felipe Salto

O juro real brasileiro estar em níveis recordes não é uma questão apenas pontual, mas consequência da falta de disciplina nas contas públicas,...

Índice de confiança no governo de Javier Milei cai ao nível mais baixo desde a posse

Em meio a um escândalo de propina de um antigo aliado e que tem respingado na irmã do presidente Javier Milei, o Índice...

Equipe jaraguaense se classifica para final do Catarinense de Vôlei Sub-15 Masculino – OCP News

Com um segundo lugar na última etapa da primeira fase, a ADV/Jaraguá/Secel garantiu classificação para a final da Série Ouro do Campeonato Catarinense...

Trump agora mira o crime organizado

Esse episódio do Podcast 15 Minutos, explora a crescente influência de organizações criminosas no Brasil, destacando que 26% da população vive sob influência...

Neymar fica fora da convocação de Ancelotti

Com Neymar de fora, o técnico Carlo Ancelotti divulgou a convocação para os últimos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do...

Se Tarcísio for candidato à presidência será pelo PL

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, indicou nesta segunda-feira (25) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é...

Netanyahu chama de “trágico acidente” bombardeio a hospital

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou nesta segunda-feira (25) suas condolências pelo “trágico acidente no hospital Nasser”, na Faixa de Gaza, e...

Justiça reconhece união poliafetiva de 35 anos e mulheres dividirão pensão em SC

Embora o registro oficial de relações poliafetivas seja proibido no país, o caso de um trisal foi parar na Justiça. Foram 35 anos...

Trump pressiona novamente agência dos EUA para revogar licenças das redes NBC e ABC

WASHINGTON (Reuters) – O presidente norte-americano, Donald Trump, reiterou uma pressão de longa data para que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) revogue...

Corupá terá alteração no CEP em setembro – OCP News

Pedro Leal Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca). Fonte da Notícia

conheça opções e saiba como investir

Com a Selic em 15% ao ano, a renda fixa voltou a atrair o interesse dos investidores brasileiros. Em paralelo, um produto que ganhou destaque foram os ETFs (ou...

Reservatórios da região metropolitana caem a pior nível desde crise hídrica

SÃO PAULO (Reuters) – O nível de água armazenada nos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo segue recuando em agosto,...

Impeachment de Moraes e aplicação da Magnitsky dividem brasileiros, diz Quaest

Uma nova rodada da pesquisa Quaest divulgada nesta segunda (25) mostra que os brasileiros se dividem entre considerar justa ou não a aplicação...

Unidade de saúde do bairro Santa Luzia é entregue totalmente reformada e ampliada em Jaraguá do Sul – OCP News

Autoridades do município participaram na manhã desta segunda-feira (25) da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da UBS Santa Luzia...

Tarcísio de Freitas sugere slogan inspirado em JK

Em um evento que reuniu as principais lideranças da direita brasileira, na manhã desta segunda-feira (25) em São Paulo, o governador Tarcísio de...

Convocação da seleção AO VIVO: Carlo Ancelotti anuncia lista

Com expectativa para o retorno de Neymar, o técnico Carlo Ancelotti faz a convocação da seleção brasileira para os últimos jogos do Brasil...

Maduro envia 15 mil militares para a fronteira com a Colômbia

O regime do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta segunda-feira (25) que vai enviar 15 mil militares para a fronteira com a...

Como o mercado brasileiro reagiu à temporada de balanços do 2º trimestre?

Com o fim da temporada de resultados do segundo trimestre de 2025 (2T25), analistas ponderam sobre o saldo da safra e ajustam suas...

Chiquinho Brazão tenta reaver mandato de deputado

Preso desde março de 2024, Chiquinho Brazão apresentou um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reaver o seu mandato de...

Escola do Legislativo promove seminário sobre altas habilidades ou superdotação – confira – OCP News

A Escola do Legislativo da CVJ promoveu nesta quinta-feira (21), pela primeira vez, um seminário gratuito sobre altas habilidades ou superdotação. Gestores, educadores,...

IPCA-15 deve registrar em agosto 1ª deflação desde 2023; entenda

Analistas do mercado financeiro projetam uma deflação neste mês de agosto no Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que será divulgado nesta terça-feira,...

Reforma administrativa avança na Câmara e servidores temem retrocessos

A Câmara dos Deputados marcou para o próximo dia 3 de setembro uma audiência pública no plenário para debater a reforma administrativa em...

Bolsas da Europa caem, após euforia com Fed, com cautela pela Ucrânia em foco

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta segunda-feira, 25, após o otimismo da última sessão, quando avançaram apoiadas pelas perspectivas de cortes...

Ideais de Bolsonaro e visão do Centrão acirram tensões na direita

Assim como nas eleições municipais de 2024, a direita brasileira caminha para acirrar uma disputa interna entre conservadores próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro...

ICL apoia decisão do STF: “divulgar devedores contumazes é passo decisivo contra sonegadores” – OCP News

O Instituto Combustível Legal (ICL) reconhece como histórica e fundamental a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a divulgação dos nomes...

Governo reúne base para tentar blindar Lula na CPMI do INSS

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, realiza nesta segunda-feira (25) uma reunião de emergência com integrantes da base para discutir...

Operário contrata ex-Athletico campeão da Copa do Brasil e Sul-Americana

O Operário acertou a contratação do meia Léo Cittadini, 31 anos, para a sequência da Série B do Brasileirão. O jogador ex-Athletico estava...

veja as datas de pagamentos de setembro

Os pagamentos do Bolsa Família do mês de setembro começam no dia 17, quarta-feira, e vão até o dia 30. Os beneficiários recebem...

Djokovic diz que pretende ser técnico de João Fonseca quando se aposentar das quadras

Admirador do estilo de jogo de João Fonseca, o sérvio Novak Djokovic aproveitou uma brincadeira entre os tenistas durante o Media Day do...

Financiamento de veículos tem alta de 2,1% em julho em relação ao mesmo período de 2024

Os financiamentos de veículos no Brasil totalizaram 639mil unidades em julho deste ano, entre novos e usados, de acordo com dados da B3....

Fiscalização em ônibus vindo do Paraguai localiza drogas e produtos contrabandeados em Joinville – OCP News

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na manhã desta segunda-feira (25) uma fiscalização que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão...

Trump está tornando Lula “mais popular”, diz herdeiro de Soros

De passagem pelo Brasil, onde se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e parlamentares de esquerda, Alex Soros, filho do bilionário...

Estação Palmeiras-Barra Funda é alvo de queixas de lotação em meio a mudanças

Passageiros relataram transtornos na Estação Palmeiras-Barra Funda na manhã desta segunda-feira, 25. Em vídeos divulgados nas redes sociais, mostrando passageiros da Companhia Paulista...

mais sanções ao Brasil podem gerar crise

A eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou uma condenação no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa no dia 2,...

EUA confirmam 1º caso humano de parasita devorador de carne

O governo dos Estados Unidos confirmou neste fim de semana o primeiro caso humano de infecção pelo parasita conhecido localmente como screwworm, chamado...

9º encontro de veículos antigos acontece nesta semana em Jaraguá do Sul – OCP News

O 9º Encontro de Veículos Antigos de Jaraguá do Sul está de volta e promete superar as expectativas. De sexta (29) à domingo...

Quais tipos de seguros e seguradoras mais acumulam reclamações? Veja ranking

Você comprou um carro, adquiriu uma casa ou está vivendo um momento de virada na vida, como ter filhos, casar-se ou mudar de...

Artigos relacionados

Dow Jones Futuro recua após Trump anunciar demissão da diretora do Fed, Lisa Cook

Os índices futuros de Nova York operam em queda nesta terça-feira (26),...

Nvidia volta a ver barreiras na venda de chips para a China

Mais um capitulo da disputa global pelo mercado de semicondutores começou na...

Consulado publica recomendações para brasileiros não serem presos em Portugal

O Consulado do Brasil em Lisboa publicou diversas recomendações nesta segunda-feira (25)...

Crise da hospedagem pode comprometer legitimidade da COP30; “confiança negativa”

A crise da hospedagem para as delegações dos países participantes da COP30,...

plugins premium WordPress