O Partido Democrata enfrenta uma crise de popularidade nos Estados Unidos. Segundo reportagem publicada pelo The New York Times nesta quarta-feira (20), entre as eleições de 2020 e 2024 a legenda perdeu milhões de eleitores em praticamente todos os estados que registram filiação partidária. No mesmo período, os republicanos ampliaram sua base, o que contribuiu para a virada política que ajudou o presidente Donald Trump a conquistar novamente a Casa Branca.
De acordo com a análise do jornal, em 30 estados e no Distrito de Columbia – onde é permitido declarar vínculo com um partido no registro eleitoral – os democratas perderam cerca de 2,1 milhões de filiados, enquanto os republicanos ganharam 2,4 milhões. O saldo representa um avanço de 4,5 milhões de eleitores para o Partido Republicano em apenas quatro anos.
O levantamento também aponta que os democratas vêm perdendo terreno justamente em grupos que eram considerados estratégicos para sua base. Entre os novos registros de eleitores com menos de 45 anos, a participação democrata caiu de 66% em 2018 para 48% em 2024. O Partido Republicano passou de um terço para a maioria nesse segmento.
No recorte por gênero, o cenário é semelhante. Quase 49% dos homens que se registraram como filiados a um dos grandes partidos escolheram os democratas em 2020, mas esse número despencou para cerca de 39% em 2024. Já entre os latinos, que foram alvo de intensa campanha de Trump, os índices também mostram uma forte erosão: na Flórida, por exemplo, o percentual de novos eleitores latinos que escolheram os democratas caiu de 52% em 2020 para apenas 33% no último ano.
Na Pensilvânia, os democratas tinham uma vantagem de mais de 517 mil registros em 2020, mas em 2025 esse número caiu para pouco mais de 53 mil. Ainda de acordo com o Times, registros oficiais apontam que 314 mil democratas migraram para o Partido Republicano, quase o dobro do fluxo contrário. Em Nevada e na Carolina do Norte, a erosão democrata foi ainda mais acentuada, reduzindo quase totalmente a vantagem histórica que tinham.
Enquanto isso, os republicanos seguem ganhando terreno. Apenas nos primeiros meses de 2025, houve um saldo líquido de 200 mil novos registros republicanos, contra uma perda de 160 mil democratas.
Deixe um comentário