A semana começa com investidores atentos às movimentações em Washington, onde o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontra com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O evento acontece dias depois de Trump se encontrar com o líder russo Vladimir Putin, em encontro no Alasca que terminou sem grandes anúncios sobre um cessar-fogo ou acorde de paz para a guerra na Ucrânia.
Além disso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fala no simpósio de Jackson Hole, uma conferência que reúne líderes de bancos centrais de todo o mundo. O discurso, assim como a ata da última reunião do Fed, deve servir de insumos para que os investidores ajustem suas expectativas quanto à taxa de juros nos EUA.
No Brasil, o mercado repercute o IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que caiu 0,1% em junho na comparação com maio. O resultado pode influenciar as expectativas quanto à Selic, já que uma desaceleração pode abrir espaço para o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzir os juros antes do previsto.
Outra divulgação relevante de hoje é o boletim Focus, que mostra as projeções do mercado para importantes variáveis macroeconômicas, como inflação, dólar, PIB e Selic.
Por fim, o governo brasileiro deve apresentar sua defesa contra as acusações americanas sobre práticas desleais no comércio.
Quer simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os prováveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Deixe um comentário