O Ibovespa Futuro opera em baixa nas primeiras negociações desta quarta-feira (27), com atenções voltadas para falas do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, enquanto o mercado internacional opera sob a expectativa de balanço da Nvidia e de olho no Federal Reserve. Às 9h03 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro recuava 0,61%, aos 139.600 pontos.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dará entrevista ao UOL às 11h, enquanto o presidente do BC, Gabriel Galípolo, participa de congresso da Fenabrave às 14h.
Continua depois da publicidade
No exterior, o foco se volta para o resultado da Nvidia que será divulgado ainda nesta quarta-feira, já que ele testará o rali em Wall Street liderado pela tecnologia. O balanço da empresa será divulgado no momento em que operadores mostram preocupação de que o setor de tecnologia — que compõe quase 50% do índice S&P 500 — possa estar sobrevalorizado.
Enquanto isso as preocupações com a independência do Fed permaneciam depois que o advogado da diretora do banco central norte-americano Lisa Cook disse que vai entrar com uma ação judicial contra a determinação do presidente dos EUA, Donald Trump, de demiti-la.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,05%, o S&P Futuro avançava 0,07% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,08%.
Continua depois da publicidade
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista subia 0,21%, aos R$ 5,450 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,24%, aos 5.451 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, em descompasso com Wall Street, enquanto investidores digeriam os dados de lucros industriais da China.
Os lucros industriais chineses recuaram 1,5% em julho na comparação anual, mas o resultado representou uma recuperação relevante após meses de quedas mais acentuadas.
Continua depois da publicidade
Em paralelo, entraram em vigor as tarifas secundárias dos Estados Unidos sobre remessas indianas, com sobretaxa de 25%, elevando a alíquota total sobre as exportações do país para 50%. Os mercados da Índia permaneceram fechados hoje devido a um feriado nacional.
Os mercados europeus operam sem direção única, enquanto os investidores se preparam para o relatório de lucros trimestrais da fabricante de chips Nvidia.
Os preços do petróleo operam em baixa, ampliando as perdas da sessão anterior, enquanto os investidores reavaliavam os acontecimentos em torno da guerra na Ucrânia e a potencial interrupção do fornecimento de combustível russo.
Continua depois da publicidade
As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho pela segunda sessão consecutiva, com o aumento da oferta superando a forte demanda de curto prazo pelo ingrediente siderúrgico.
(Com Reuters e Bloomberg)
Deixe um comentário