O Liga de FIIs desta semana traz para a mesa um dos assuntos que mais mexeram com o mercado de crédito privado nos últimos dias: a denúncia contra a Virgo Securitizadora, uma das maiores do país, e os riscos que cercam os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) — base da maioria dos fundos imobiliários de papel.
No programa, os apresentadores Marx Gonçalves e Marco Baroni recebem Felipe Ribeiro, sócio do Clube FII e especialista em securitização, para discutir os impactos no mercado após a acusação que apontam gestão temerária e possível desvio de cerca de R$ 240 milhões em fundos de reserva por parte da Virgo.
Leia Mais: FIIs buscam musculatura: juros afastam, mas estrangeiro segue no radar via índices
Continua depois da publicidade
Segundo denúncia formalizada à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por um ex-executivo da própria Virgo, os recursos teriam sido utilizados para cobrir uma garantia firme em um CRI da Cedro Participações, ligado a um hospital built to suit (BTS) da rede Oncoclínicas, em Belo Horizonte.
No caso, fundos de reserva devem servir como garantia de operações e não podem ser aplicados em ativos de risco ou baixa liquidez. O episódio reacendeu entre investidores a preocupação com a governança e mecanismos de proteção.
Com isso, o episódio do Liga, vai abordar pontos fundamentais para quem investe em FIIs de crédito, qual o papel de uma securitizadora, quais riscos podem passar despercebidos em um CRI e como os gestores trabalham para mitigá-los.
Continua depois da publicidade
Confira a entrevista completa de Felipe Ribeiro na edição desta semana do Liga de FIIs. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 18h30, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários

Aprenda estratégias para ganhar uma renda extra investindo em FIIs
Deixe um comentário