Max Verstappen confirmou sua força em Austin e garantiu a pole position da corrida sprint do GP dos Estados Unidos nesta sexta-feira (17/10). O piloto da Red Bull superou Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, e larga da primeira posição neste sábado (18/10). Esta é a 10ª pole de Verstappen em corridas sprint na Fórmula 1.
O brasileiro Gabriel Bortoleto passou dificuldades na classificação. No SQ1, sua volta foi deletada por ultrapassar os limites da pista, e ele não conseguiu completar a segunda tentativa antes do fim do cronômetro. Com isso, o piloto da Sauber larga da última posição na Sprint, precisando se recuperar no fim do grid.
SQ1
Na primeira parte da sessão, todos os pilotos utilizaram pneus médios. Lando Norris assumiu a liderança inicial, seguido por Piastri e Lewis Hamilton.
Foram eliminados Oliver Bearman, Franco Colapinto, Yuki Tsuoda, Esteban Ocon e Bortoleto, que não conseguiu abrir a segunda volta a tempo.
SQ2
A segunda parte da Sprint teve disputa intensa entre Verstappen, Norris e Piastri. Nos minutos finais, Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Pierre Gasly, Lance Stroll e Liam Lawson foram eliminados.
Hamilton conseguiu avançar apertado, garantindo apenas o décimo lugar para o SQ3.
SQ3
A fase final da classificação definiu a pole da Sprint. Inicialmente, apenas Russell, Albon e Sainz saíram para a pista, enquanto os demais fizeram uma volta decisiva.
Verstappen marcou 1min32s143 e superou Norris e Piastri, garantindo a primeira posição. Nico Hulkenberg surpreendeu em quarto lugar, e a McLaren garantiu dobradinha na primeira fila.
Com essa pole, Verstappen se mantém como um dos favoritos para a corrida principal de domingo. A corrida sprint começa às 14h, de Brasília, e servirá de prévia para a disputa completa de 56 voltas que define pontos importantes para o campeonato e pode manter vivas as chances de título de Max Verstappen.
Deixe um comentário