Uma descoberta inédita feita por arqueólogos na antiga cidade de Olympus, no sul da província de Antalya, na Turquia, revelou mosaicos cristãos do século V na entrada de uma igreja esquecida. A escavação ajuda a reconstituir parte da história do cristianismo na Ásia Menor.
Localizada na costa do Mediterrâneo, na região histórica da Lícia, Olympus se destaca como uma das cidades mais importantes do Cristianismo Primitivo – período que vai da morte de Jesus Cristo até a oficialização da fé cristã como religião do Império Romano, no século IV.
Qual a relação entre os mosaicos cristãos encontrados em Olympus com o cristianismo?
Localizada no distrito de Kumluca, a antiga cidade de Olympus vem sendo escavada há quase vinte anos. O sítio arqueológico reúne vestígios dos períodos Helenístico, Romano e Bizantino, e é um dos mais importantes da região da Ásia Menor que integrava o antigo Império Romano.
Entre as descobertas mais recentes estão mosaicos cristãos ao redor de um templo. Com padrões geométricos típicos da arte bizantina, essas obras remetem ao longo período em que Constantinopla foi a capital do cristianismo no Oriente, até sua conquista pelos otomanos em 1453.
Os mosaicos, que podiam conter até 10 mil peças por metro quadrado, exibem símbolos cristãos como cruzes e peixes. Uma inscrição entalhada em pedra, posicionada na entrada da igreja, recebia os fiéis com a mensagem: “Somente aqueles no caminho justo podem entrar aqui”.

“Esta inscrição em mosaico está estrategicamente colocada na entrada da igreja”, afirmou o professor e chefe da equipe de escavação da Universidade de Pamukkale, Gökçen Öztaşkın, em entrevista à Agência Anadolu (AA), da Turquia.
“Olympus continua a nos surpreender com o seu rico patrimônio de mosaicos. Em 2017 e novamente em 2022 e 2023, encontramos pisos de mosaico elaborados decorados em várias áreas.”
Öztaşkın também revelou que as inscrições e os mosaicos produzidos artesanalmente, ao lado do nome de benfeitores cristãos, indicam que Olympus era de uma das cidades mais ricas da região da Lícia em termos de arte.
A equipe liderada por Öztaşkın também encontrou, no mesmo local, uma necrópole e um cemitério datados do período romano.
Além disso, os arqueólogos descobriram um complexo habitacional da era bizantina construído sobre o antigo cemitério. Acredita-se que a estrutura tenha sido erguida devido ao crescimento populacional de Olympus na época.
Deixe um comentário