O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (27) que o investidor George Soros e o filho dele, Alexander, deveriam ser processados com base na Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Extorsionistas (Rico, na sigla em inglês).
Essa legislação federal americana permite que acusações sejam feitas contra líderes de organizações criminosas por crimes cometidos por outros membros da organização, e não diretamente cometidos por eles.
“George Soros e seu maravilhoso filho da esquerda radical deveriam ser acusados com base na lei Rico por seu apoio a protestos violentos, e muito mais, em todos os Estados Unidos da América”, escreveu Trump na rede Truth Social.
“Não vamos permitir que esses lunáticos destruam a América novamente, nunca dando a ela a chance de ‘respirar’ e ser livre. Soros e seu grupo de psicopatas causaram grandes danos ao nosso país! Isso inclui seus amigos loucos da Costa Oeste. Cuidado, estamos de olho em vocês!”, afirmou o presidente republicano.
George Soros foi o fundador da Open Society Foundations, conhecida por apoiar causas progressistas em todo o mundo, e o atual presidente do conselho da organização é Alexander Soros, que substituiu o pai em 2023.
Um porta-voz da Open Society Foundations disse ao site Axios que as acusações de Trump “são ultrajantes e falsas” e alegou que a organização “não apoia nem financia protestos violentos”.
“Defendemos as liberdades fundamentais garantidas pela Constituição, incluindo os direitos à liberdade de expressão e ao protesto pacífico, que são marcas registradas de qualquer democracia vibrante”, afirmou o porta-voz.
Deixe um comentário