Investidores poderão negociar um token ligado ao setor imobiliário em plataforma integrada ao mercado subsequente da B3. A operação foi desenvolvida pela tokenizadora Zuvia e envolve um empreendimento residencial em Bauru (SP). Segundo a empresa, trata-se do primeiro ativo digital tokenizado do setor de construção civil.
As negociações ocorrem dentro do site da própria Zuvia, com liquidação via Pix e rastreamento completo das operações. No total, 500 mil tokens foram disponibilizados aos investidores, ao preço de R$ 25 cada.
O ativo digital foi lançado no âmbito da Resolução 88 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que permite a emissão de dívida tokenizada via crowdfunding.

No ano passado, a B3 lançou sua plataforma de ativos tokenizados para auxiliar empresas na captação de recursos. A solução é customizável e permite que os negócios realizem ofertas primárias diretamente aos investidores.
“A plataforma de financiamento coletivo é, muitas vezes, o primeiro passo das empresas no mercado de capitais e, com essa tecnologia, atendemos a uma demanda crescente das empresas por mais opções de financiamento, além de facilitar a democratização dos investimentos”, disse Flávia Mouta, diretora de Emissores e Relacionamento da B3.
As ofertas via plataformas de crowdfunding iniciadas neste ano e regidas pela resolução CVM 88 já somam R$ 2,2 bilhões, montante 69% superior ao total registrado no ano passado, segundo o Boletim Econômico da Comissão de Valores Mobiliários referente ao 2º trimestre de 2025, divulgado em julho.
Continua depois da publicidade
Jonatas Montanini, Co-CEO e Co-Founder da Zuvia, disse que o lançamento do token é um marco histórico para o crowdfunding no Brasil. “A tokenização possibilita que investimentos realizados em captações primárias sejam negociados de forma simples, transparente e acessível, ampliando a confiança e democratizando o acesso ao mercado de capitais”, falou.
A tokenização é o processo de converter ativos tradicionais, como imóveis, ações, títulos ou commodities, em tokens. Eles são registrados e transferidos em uma blockchain, a tecnologia que também sustenta as criptomoedas.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários

Aprenda estratégias para ganhar uma renda extra investindo em FIIs
Deixe um comentário